Número total de visualizações de páginas

domingo, 11 de dezembro de 2022

Lindo!

 

 

Balembe 

Lindo!

Esta semana, foi muito bonita.

Sexta-feira 2 de dezembro fui visitar as aldeias mais distantes. Saí muito cedo, como faço normalmente, juntamente com o coordenador das nossas escolas e dois colaboradores da Cáritas

Quando cheguei  a Yoro, a 75 quilómetros, depois de duas horas e meia de carro, eram quase 8h.  E foi com grande  surpresa, que encontrei a escola aberta, e as três salas de aulas com as crianças trabalhando, estavam presentes todos os professores e todos os alunos. É a primeira vez que vejo esta escola  funcionar.

O mesmo sucedeu em Bayanga Didi. Aqui, até há bem poucas semanas, a escola se tinha convertido em refúgio para as cabras, e a última lição, a data estava escrita no quadro, era de 23 de abril de 2021.Na sexta-feira encontrei lá mais de 70 crianças nas duas salas de aulas. Os seus pais estavam a fazer a limpeza dentro e fora da escola.

Tinham prometido que ajudariam os professores, com um pequena ajuda mensal, e eu fiquei contento porque  estava funcionado.

Em Bayanga Didi, onde tinhamos  aberto um jardim-infantil  o ano passado,  ti

ínhamos levado um grande toldo, presente da Unicef, que montamos de manhã.

Saí depois da missa, e paramos numa aldeia, onde com a Cáritas, estamos sustentando um pequeno ambulatório local.

Sábado  pela tarde celebrei a missa em Balembe, uma pequena aldeia a 43 quilómetros, e no domingo em Bawi, um pouco mais perto.

De resto os dias tem estado ocupados por trabalhos na preparação duma capela, que reorganizamos  recentemente. É em Kouisso Baguera, uma aldeia a 7 quilómetros. A capela está dedicada a Maria Auxiliadora, e será, não só para essa aldeia,  mas também como pequeno santuário mariano da paróquia.

 Enriquecemos também a capela com uma grande pintura de María Auxiliadora, e uma vida de Maria aos lados. Fizemos também bancos novos e restaurámos o altar e o presbitério. Mas sobretudo, pusemos o sacrário, onde está Jesus na Eucaristia.

E hoje, festa da Inmaculada, tivemos uma grande celebração Estava presente o sr. Bispo, que benzeu a igreja e o sacrário, E, no fim da missa, levou o santíssimo Sacramento para o novo sacrário.

Houve muito  oração e muita festa. E é muito bonito ver as pessoas admirando as pinturas. E, sobretudo, encontrar um espaço belo e acolhedor para rezar.

 

 

 


Samba Bougoulou



Bayanga Didi

Yoro

Kouisso Baguera
Maria Ausiliatrice
Marie Auxiliatrice
 

 

 

Falegnami e muratori
Menuisiers et maçons

 

 

 









 

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário