Número total de visualizações de páginas

domingo, 20 de agosto de 2023

15 de agosto em Baoro

 

 




15 de agosto em Baoro

 

À tarde vou para Yoro. Aqui também apresento o filme. A noite passa tranquila, com um pouco de chuva. Mas às 7 da manhã pára de chover e vou a pé até Sinaforo, uma pequena cidade a 7-8 km de Yoro. A estrada com a chuva transformou-se num caminho através de lama muito alta.

Um 15 de agosto... ¡alternativo!

Nestes dias aproveitei a ponte 15 de agosto para passar alguns dias nas cidades mais remotas: Bayanga Didi, Yoro e Sinaforo.

Quando vou a essa área, geralmente durmo em Yoro ou Bayanga Didi em um quarto atrás da igreja. É um pouco espartano, mas pelo menos tem um telhado, o que é especialmente útil nesta estação chuvosa.

Há também um pouco de aventura e muita gente! Graças a Deus, não encontrei nenhum rebelde, nem mesmo animais de grande porte (hoje um búfalo matou uma mulher que estava no campo). Só tive um furo no regresso e um encontro com uma flor magnífica, uma Protea, um exemplar quase único no mar de vegetação que acompanha esta época chuvosa.

As estradas estão piorando: a água as transforma em riachos, com grandes poças. Levo quase três horas para chegar a Bayanga Didi, a 80 km de distância.

Parto no sábado: partida inteligente. Ultrapasso alguns carros, e isso é todo o tráfego!

Chego a Bayanga Didi à tarde e preparo-me para a exibição de um filme. Desta vez ele, o filme, interpreta "Os Dez Mandamentos", de 1956. E vem quase toda a cidade para assistir.

No domingo celebramos a missa: a igreja está cheia. Hoje eles também trazem os primeiros frutos da colheita e eu abençoo esses frutos do seu trabalho. Chego a Sinaforo depois de uma hora de caminhada, encontro-me com o catequista e o povo e depois das confissões celebro a missa na capelinha, com paredes de tijolos de barro e telhado de chapa velha.

O céu está escuro, mas não chove, e depois da missa parto para Yoro, onde à noite mostrarei a segunda parte do filme.

Terça-feira é a festa da Assunção. De manhã confesso algumas pessoas e depois celebro a missa, mas não tem muita gente. Muitos aproveitam o facto de não chover para irem aos campos colher a primeira colheita.

Retorno a Baoro no início da tarde. Na quarta-feira parto para Bossemptele, a 92 km de distância, onde acontece a segunda sessão de formação de professores organizada pela Siriri. Os participantes são mais de 90, a maioria vindo de Bozoum.

 

Feliz agosto
laòKJSòL

Protea








Gli insegnanti in formazione a Baoro
Les enseignants en formation à Baoro




Bayanga Didi

 



Sinaforo

In cammino verso Sinaforo
En chemin vers Sinaforo

Formazione insegnanti a Bossemptele
Formation des enseignants à Bossemptele

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário