Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

De noroeste a sudeste

 

De noroeste a sudeste

Este texto é o número 615 que publico neste blog. Existem palavras e textos que são difíceis de escrever.

E esse post é difícil, muito difícil.

A estas horas, e precisamente neste dia 23 de fevereiro de 2024 às 12 horas, torna-se público a decisão do Papa de me nomear bispo coadjutor de Bangassou

Quando a decisão do Papa me foi anunciada há algumas semanas, senti uma mistura de vários sentimentos: medo de inadequação, de alegria, de confiança em Deus e nas orações de muitas pessoas amigas.

O ministério episcopal é um compromisso enorme. Estou lendo alguns documentos. Mas para ser o que um bispo deve ser, seriam necessárias pelo menos quatro pessoas, e, boas também. (Este não é o meu caso!). E para fazer tudo o que um bispo deve fazer, seriam preciso pelo menos 48 horas por dia.

Quanto mais leio e estudo, mais pequeno e inadequado me sinto e vejo que não, estou á altura, desta missão

O ministério episcopal é um assunto sério! “A consagração episcopal configura ontologicamente o bispo com Jesus Cristo como pastor na sua igreja. Em virtude da consagração episcopal, o bispo torna-se sacramento de Cristo, ele está presente e atuante no seu povo, que, através do ministério episcopal, anuncia a Palavra, administra os sacramentos da fé e guia a sua Igreja”. (Diretório dos bispos, Apostolorum sucessões, n. 12).

Bangassou está localizada no sudeste, em frente a Bouar. É uma diocese de 135.000 quilômetros quadrados (a Itália mede 302.000, um pouco mais que o dobro). Praticamente não há estradas para chegar lá (são 750 km de Bangui, mas leva dias e dias para chegar lá na estação seca.

Os camiões que viajam de Bangui demoram um ou dois meses). O atual bispo Juan José

Aguirre, espanhol de Córdova, dirige a Diocese desde 2000. É um grande bispo, muito

corajoso, competente e empreendedor. Numa diocese que viveu a guerra e muitas

sofrimento (ainda há 2 missões fechadas por causa disso).

Aceitei e devo dizer que não foi fácil. Ou melhor...aceitar é fácil, mas depois passo meus dias e

minhas noites pensando, tremendo. Embora também seja algo para ficar feliz.

Eu sei que não sou bom o suficiente. Mas sei que Deus, que assim quis, me dará a

graça e força para trabalhar na sua vinha em  Bangassou. Estou ciente dos meus limites, mas

Estou ainda mais consciente da misericórdia de Deus, da graça do sacramento e do dom da

Espirito Santo.

E confio na oração e na proximidade de muitos que me amam e estimam (muitas vezes

Muitas vezes de mais!)E conto com suas orações, por favor!

-------------

A diocese de Bangassou conta com o firme apoio dos amigos de Espanha, especialmente

com a Fundação Bangassou https://www.fundacionbangassou.org/

 

 



 

 




 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário