Insieme a Mons. Aguirre Ensemble avec Mgr Aguirre, |
Uma onda de amor e oração
Sexta-feira, 23 de fevereiro, foi o dia escolhido para o anúncio oficial da nomeação do Padre Aurélio como Bispo coadjutor de Bangassou. Às 12h, Sala de Imprensa do Vaticano publica a notícia e até então o segredo é absoluto.
Para este momento o Núncio escolheu a nossa comunidade do Carmelo, aqui em Bangui.
Depois avisei a comunidade sobre uma visita do Núncio com alguns convidados, no final pela manhã, sem maiores explicações.
Ao mesmo tempo, o Padre Federico, nosso superior provincial, convocou os irmãos da província de Arenzano para lhes comunicar a notícia.
O Núncio chegou por volta das 11h20 da manhã acompanhado por monsenhor Juan José Aguirre bispo de Bangassou desde 2000. Também estiveram presentes o bispo de Bouar, Diocese onde trabalhei por mais de 30 anos, e o bispo de Bossangoa, presidente da Conferência Episcopal. Estavam também os jovens estudantes de teologia, que regressaram
das aulas mais cedo do que o habitual. E ninguém sabe...
Dirigimo-nos para a capela, onde rezamos os salmos do meio-dia, e depois o Núncio começa a ler o anúncio do compromisso. E é uma surpresa para todos!
Espontaneamente, um dos alunos canta o Te Deum, hino de ação de graças a Deus, abracei Dom Aguirre, os bispos, Padre Mesmin, p. Ciriaque e todos os jovens.
Depois dirigi-me a todos com algumas palavras breves. Recordo que há 50 anos, um carmelita tornou-se bispo de Bari (Cardeal Ballestrero). E hoje, 23 de fevereiro de 1952, recordo também meu pai e Minha mãe se casaram! Certamente eles se alegrarão no céu...
Após o almoço fizemos uma rápida visita ao canteiro de obras. Depois com Mons. Aguirre fomos para a cidade e começamos a conversar, conhecer-nos e preparamos alguns programas: iria a Bangassou logo depois da Páscoa, para começar a conhecer a Diocese, os padres, o povo, e visitar algumas paróquias, antes que as chuvas o impeçam.
Serão dois meses muito intensos!
E no dia 9 de junho acontecerá aqui em Bangui a consagração episcopal. Lamentavelmente não será possível fazê-lo em Bangassou devido às estradas impossíveis e também à falta de instalações de receção. No dia seguinte, sábado, pedi para me encontrar com os nossos seminaristas. Em Bangassou é o seminário menor, mas para o bacharelado e a teologia é preciso vir para Bangui. E isso significa deixar a Diocese e a família por alguns anos antes de retornar. Com Dom Aguirre fomos conhecer os dois seminários que os acolhem: é lindo estar com eles, ver o carinho que os une a Dom Aguirre e o desejo de doação a Deus e à Igreja.
No domingo de manhã parto para Baoro. Mas... de alguns quilómetros eles me param.
Continuamos e a 2 quilómetros encontramos o Presidente da Câmara e jovens em motos que abrem a procissão e entramos na cidade. Pelo caminho sentimo-nos, rodeados de alegria e entusiasmo por toda a gente!
Nos últimos dias recebi centenas e centenas de mensagens de muitas, muitas pessoas de todo o mundo! É maravilhoso estar rodeado de tanto amor e oração!
Il Nunzio Apostolico legge l'annuncio della nomina Le Nonce Apostolique lit l'annonce de la nomination |
Con i seminaristi di Bangassou Avec les grand séminaristes de Bangassou à Bangui |
Il sindaco di Baoro le Maire de Baoro |
Sem comentários:
Enviar um comentário