La parrocchia di Baoro prega molto per te, vescovo Aurelio! La paroisse de Baoro prie beaucoup pour toi, eveque Aurelio |
Muita alegria e algumas lágrimas
É verdade, não publiquei nada a semana passada. E é que, tudo se deve a que estes dias estão passando a um ritmo ligeiramente diferente.
Por um lado, devo organizar-me para deixa Baoro e a Diocese de Bouar, e tentar transmitir ao povo e os diferentes compromissos que tenho (a pastoral as escolas dos povoados, a responsabilidade dos animais, a escola de mecânica de Baoro, Cáritas diocesana e a construção em Bangui). Por outro lado, também é o momento de despedir-me das comunidades e de preparar a bagagem para trasladar-me a Bangassou, que será imediatamente depois da Semana Santa.
Desde 1 de março, o Padre Davide, nosso Procurador, chegou aqui com Giovanni Grossi Bianchi (o arquiteto que desenho o projeto e faz também o acompanhamento do novo convento em Bangui), Alessio, Gabriele e Manuel (pedreiro, soldador e canalizador) María Paola. Alessio já começou a colocar os armários nas paredes dos dormitórios, enquanto o Manuel está terminando as instalações sanitárias nos dormitórios da parte de cima. Com os padres Davide, Giovanni e Cyriaque, estamos tratando de ver como continuar o trabalho na minha ausência...vão consegui-lo!
Na quinta-feira 7 de março saímos de Bangui, o padre Davide, Giovanni,
María Paola e um empregado. Depois paramos em Baoro, e no sábado de manhã
saímos para Bouar, e de tarde tomamos a estrada para Bozoum.
A 17 km de Bozoum vimos chegar uma mota que, ao ver-nos, deu meia volta e foi-se embora. Ao chegarmos a 14Km, de Bozoum a estrada está inundada, encontramos o primeiro grupo de acolhimento: o pároco, padre Marco, motas, carros e muita gente, que quiseram dar-nos as boas vindas, todos muito alegres eram de Bozoum. Seguimos lentamente até Bozoum, e a 5 km da povoação encontro o Gauthier, que tinha vindo na sua cadeira de rodas para me saudar.
Há muita gente á entrada de Bozoum que me estavam esperando: saio do carro e continue a pé até á paróquia, onde me esperavam mais pessoas. Fui recebido com discursos (dos órfãos do centro Arc Ciel, dos alunos da nossa escola primária e dos alunos do instituto St. Agostinho). Apesar da minha emoção, consegui, dizer algumas palavras!
No dia seguinte, domingo, presidi á Missa: começamos a celebração às 8h e terminamos às 11h! Foi maravilhoso rezar, cantar, rir... e, até chorar um pouco juntos.
Aqui, em Bozoum, há uma mistura de alegria e tristeza: porque o padre Aurelio foi nomeado Bispo e tristeza porque vai para longe! Mas Deus é grande, e a alegria e o carinho destes dias são carícia, e o seu consolo!
Segunda-feira, antes de sairmos consegui fazer uma piza para todos, depois partimos para Baoro
Última notícia: nas próximas semanas o título do blog mudará um pouco: de ao vivo desde Bozoum será depois de Bozoum, ao vivo desde Bangassou.
Alba sul nuovo convento Aube sur le nouveau couvent |
Il nostro architetto Giovanni |
Alessio e Giovanni |
Manuel |
A 14 km da Bozoum, il primo comitato d'accoglienzza! A 14 km de Bozoum, le premier accueil! |
Gauthier, che ha spinto la sua carrozzina fino a 5 km da Bozoum! Gauthier, qui a poussé son fauteil roulant jusqu'à 5 km de Bozoum! |
Sem comentários:
Enviar um comentário