Um bispo em turnê
Escrevo-vos hoje de Mbaiki, a 110 km de Bangui.
Estou aqui com todos os bispos da África Central. Somos 10 e connosco as 9 Dioceses do país: Bangui, Mbaiki, Berberati, Bouar, Bossangoa, Kaga Bandoro, Bambari, Alindao, Bangassou.
Duas vezes por ano, os Bispos reúnem-se em assembleia, em janeiro e junho. Nós todos as semanas, quando nos é possível partilhamos o que vivemos em nossas Dioceses, refletimos juntos e apresentamos propostas ao povo de Deus que nos foi confiado. Mas foi um longo caminho até vá para Mbaiki.
Na manhã de quarta-feira, 12 de junho, saí com amigos da Itália. Viajamos em dois carros.
Paramos em Bossemptele, onde celebramos missa com as irmãs carmelitas. Pela tarde chegamos a Baoro. Lá conheci os irmãos da comunidade, as irmãs Carmelitas e o povo.
Na manhã de quinta-feira, uma grande missa em Baoro: a igreja está lotada e até as paredes vibram com as danças! Depois do almoço com a comunidade paroquial partimos para Bouar onde jantamos com as irmãs indianas da Congregação da Mãe do Carmelo.
Na sexta-feira de manhã, às 6h30, celebrei a missa com as Irmãs Clarissas.
Foi um lindo momento de fraternidade e oração. Depois partimos para Bozoum. A estrada está piorando e os primeiros 90 quilómetros demoraram mais de 3 horas. No km 14 os escoteiros e o Padre Marco Poggi, pároco de Bozoum.
Com eles fomos em direção à cidade, que atravessamos entre muita gente correndo, acenando e gritando. Estou impressionado e emocionado, porque fico maravilhado com o carinho e a alegria que o “meu” povo me demonstra!
A missa de sábado está marcada para as 6h da manhã! É um pouco cedo, mas a igreja estava mais que cheia! A celebração foi intensa, com cantos, danças e muitos rostos que me lembram tantos momentos que vivi durante os meus 17 anos de vida e trabalho em Bozoum.
Há presentes, poemas, músicas, tudo para esta ocasião, para Bozoum é um momento de alegria, mas também um pouco de tristeza, porque é uma espécie de despedida! Mas o Senhor é grande!
Saímos no início da tarde, sob chuva torrencial. A estrada está em más condições temos que percorrer os primeiros 60 quilômetros com tração nas quatro rodas.
No domingo de manhã presidi à missa na catedral de Bouar: esta é a Diocese onde o meu antecessor viveu e trabalhou por 33 anos!
Também aqui a igreja está cheia, estão presentes muitos sacerdotes da Diocese e muitas pessoas: rostos conhecidos e desconhecidos, todos muito queridos para mim.
Foram as pessoas, os anos e a vida aqui que me ensinaram a dizer o que se tornou o lema do meu episcopado ”Senhor tu sabes tudo sabes que Te amo”Jo21,1 Na segunda-feira de manhã parti cedo para Bangui, onde encontrei a comunidade do Carmelo. Despeço-me da minha irmã e dos meus amigos que vieram para a minha consagração, e na terça-feira às 5 da manhã parto para Mbaki
Despeço-me da minha irmã e dos meus amigos que vieram para a consagração, e na terça-feira parto para Mbaiki, a 110 km, onde participo pela primeira vez na Assembleia da Conferência Episcopal. Noto com prazer que a atmosfera é muito serena, as reflexões são profundas e muito ricas.
Al Carmel, a Bangui Au Carmel, à Bangui |
Baoro |
Accoglienza a Bozoum L'Accueil à Bozoum |
Cathédrale de Bouar |
Sem comentários:
Enviar um comentário