Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Um Natal caloroso

 


 

 

Um Natal caloroso

O Natal se aproxima e aqui em Bangassou estamos em plena estação seca. Há muito sol   muita poeira Quente durante o dia e bastante fresco à noite.

Também aqui, à medida que o Natal se aproxima, a espera torna-se emocionante. Os coros, Crianças de diferentes escolas já ensaiam canções natalinas, além de composições trimestrais, eles preparam esquetes e poemas.

No domingo celebrei a Missa em Lougoubga, localidade situada a 20 km da estrada para Bangui. Também no domingo, nas duas paróquias de Bangassou, os dois sacerdotes ordenados no dia 8 dezembro  celebraram a sua primeira missa. E à tarde chega a hora da festa na casa deles comunidades de origem, com almoço, dança e muita alegria.

Na segunda-feira fui a Lanome, freguesia a 37 km de Bangassou. Aqui estamos prestes a abrir duas belas obras: a construção da nova igreja e a de uma escola.

A generosidade de muitos (a igreja será financiada pela Pontifícia Obra Missionária, com a coletas para o Dia Mundial das Missões, enquanto a escola é oferecida por uma família de Bolonha) assim nos é possível realizar este sonho. Um sonho para a comunidade da cidade e um sonho para crianças do ensino primário.

Estou escrevendo para vós agora, porque a partir de quinta-feira irei para a zona leste de Bangassou. Para a freguesia mais distante (Obo), fechada durante 4 anos devido à guerra (Mboki) e irei também à Capela mais distante (Bambouti) na fronteira com o Sudão do Sul e o Congo.

Será um Natal muito forte. E vou celebrá-lo em Mboki, onde as pessoas sofrem e são abandonadas para todos. No dia 22 celebrarei em Obo e no dia 29, dia de abertura do grande Jubileu, iniciá-lo-ei em Bambuti.

É lindo e importante que todos, mesmo os mais distantes, sintam o calor do Natal, e a ternura de Deus, a alegria de acreditar, o sonho da Paz. “Eis que vos trago boas notícias de grande alegria” (Lc 2,10), disse o anjo aos pastores na noite de Natal.

“Isso não é um conto de fadas, é uma notícia, ou seja, uma informação sobre um fato que ocorreu. Não é um sonho agradável. É uma realidade ainda mais bela do que aquela que eu gostaria de sonhar.

Nenhum homem se pode esconder  do seu Criador, que o persegue, quer alcançá-lo e amarrá-lo além disso. Não podemos escapar dele, porque o seu amor corre mais rápido que nós.

Você se engana se pensa que está evitando o Senhor que veio te procurar até o fim. Ele te alcançará verdadeiramente e enquanto isto não se realizar não terás verdadeira paz não .” (G. Biffi)

Feliz Natal

Buon Natale con Viviane
Joyeux Noel avec Viviane





Lougougba













segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Uma Diocese a caminho

 

 

Uma Diocese a caminho

Todos os anos, a Diocese de Bangassou reúne-se para uma grande peregrinação a Nyakari, uma freguesia a 15 km da cidade. Durante 4 dias estamos juntos, oramos, cantamos, trabalhamos e nós nos alegramos.

Este ano, foram mais de 2.500 peregrinos, vindos de Bangassou, das paróquias e aldeias de Bema, Ouango, Gambo, Lanome, Rafai, Bakouma, Nzacko... Alguns caminharam mais de 115 km!

De Bangassou, às 7h45, saímos a pé com os seminaristas e as crianças mais velhas do centro dos órfãos de Maman Tongolo. Atravessamos a cidade, na saída paramos e continuamos em pequenos grupos, rezando o terço e cantando. Parte do caminho é pela floresta, então com alguma sombra. Caminhamos rapidamente, quando chegamos à balsa (a grande barcaça que costumava atravessar o rio), atravessámos para a outra margem, e pelas 10h45 chegámos à freguesia do Santa Cruz em Nyakari. Já há peregrinos que chegaram antes de nós, chegarão mais durante o dia e nos dias seguintes.

À tarde nos encontramos no santuário (um grande barracão com a Imagem da Virgem Maria), e aqui abrimos a peregrinação com a adoração eucarística.

Na sexta-feira começamos com o catecismo. Este ano escolhemos os temas do próximo jubileu e família. A catequese é seguida de momentos de encontro e partilha em grupo (primeiro por movimentos, depois por grupos etários), e são muito participativos. Há um grande atenção e alegria ao descobrir a beleza de uma fé que se encarna na vida de cada família.

No sábado, houve confissões à tarde. Éramos cerca de vinte sacerdotes e durante Quase três horas, muitos peregrinos vieram para receber o perdão e a misericórdia de Deus.

Domingo de manhã foi a grande missa de encerramento. Este ano tivemos a alegria de ordenar dois novos sacerdotes, Julien Mbayoro e Placide Matchicou. Esta é a primeira ordenação que fiz na Diocese e é uma grande emoção ter consagrado o “meu” os dois primeiros padres!

A missa terminou pouco antes do meio-dia com a bênção dos “bastões” dos peregrinos. E depois da missa saímos de Nyakari. Com muita alegria e com o desejo de compartilhar a beleza destes dias.

 











I due nuovi sacerdoti, Placide e Julien
Les deux nouveaux pretres, Placide et Julien


Il bac
Le bac