Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Uma Diocese a caminho

 

 

Uma Diocese a caminho

Todos os anos, a Diocese de Bangassou reúne-se para uma grande peregrinação a Nyakari, uma freguesia a 15 km da cidade. Durante 4 dias estamos juntos, oramos, cantamos, trabalhamos e nós nos alegramos.

Este ano, foram mais de 2.500 peregrinos, vindos de Bangassou, das paróquias e aldeias de Bema, Ouango, Gambo, Lanome, Rafai, Bakouma, Nzacko... Alguns caminharam mais de 115 km!

De Bangassou, às 7h45, saímos a pé com os seminaristas e as crianças mais velhas do centro dos órfãos de Maman Tongolo. Atravessamos a cidade, na saída paramos e continuamos em pequenos grupos, rezando o terço e cantando. Parte do caminho é pela floresta, então com alguma sombra. Caminhamos rapidamente, quando chegamos à balsa (a grande barcaça que costumava atravessar o rio), atravessámos para a outra margem, e pelas 10h45 chegámos à freguesia do Santa Cruz em Nyakari. Já há peregrinos que chegaram antes de nós, chegarão mais durante o dia e nos dias seguintes.

À tarde nos encontramos no santuário (um grande barracão com a Imagem da Virgem Maria), e aqui abrimos a peregrinação com a adoração eucarística.

Na sexta-feira começamos com o catecismo. Este ano escolhemos os temas do próximo jubileu e família. A catequese é seguida de momentos de encontro e partilha em grupo (primeiro por movimentos, depois por grupos etários), e são muito participativos. Há um grande atenção e alegria ao descobrir a beleza de uma fé que se encarna na vida de cada família.

No sábado, houve confissões à tarde. Éramos cerca de vinte sacerdotes e durante Quase três horas, muitos peregrinos vieram para receber o perdão e a misericórdia de Deus.

Domingo de manhã foi a grande missa de encerramento. Este ano tivemos a alegria de ordenar dois novos sacerdotes, Julien Mbayoro e Placide Matchicou. Esta é a primeira ordenação que fiz na Diocese e é uma grande emoção ter consagrado o “meu” os dois primeiros padres!

A missa terminou pouco antes do meio-dia com a bênção dos “bastões” dos peregrinos. E depois da missa saímos de Nyakari. Com muita alegria e com o desejo de compartilhar a beleza destes dias.

 











I due nuovi sacerdoti, Placide e Julien
Les deux nouveaux pretres, Placide et Julien


Il bac
Le bac

 


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário