L'Oubangui à Ngombe |
Surpresas!
Na semana passada, vivenciamos a maravilhosa surpresa do novo Papa, Leão XIV. Na quinta-feira, dia 8, um pouco Depois das 17h Ligo a TV e vejo que estão anunciando fumaça branca!
Alerto rapidamente os presentes e aguardo, com um franciscano polaco e um padre centro-africano, enquanto os sinos das catedrais tocam, como a de São Pedro em Roma, a de Notre Dame em Paris e muitas igrejas no mundo.
Olhamos para a Praça de São Pedro, que é um espetáculo de gente alegre. E nós esperamos pelo anúncio. Enquanto isso, a televisão (um canal francês) tenta preencher os minutos com entrevistas com pessoas diferentes.
Finalmente, quando o Cardeal Mamberti anuncia o nome do novo Papa, há um momento de pânico! Não entendemos muito bem o seu sobrenome e nem sabemos qual é a sua nacionalidade! Mesmo a TV fica sem saber por alguns minutos... até que conseguimos descobrir que nasceu nos Estados Unidos e serviu como missionário por mais de 20 anos no Peru. E que é agostiniano.
Quando ele finalmente aparece na sacada, foi uma surpresa agradável. Nós ouvimo-lo atentamente, tentamos examinar os detalhes do seu rosto para entender a emoção, e os sentimentos que todos nós nesse momento vivíamos e experimentávamos. Mas foi uma surpresa agradável!
Há cerca de dez dias escrevi que as poucas comunicações que temos e as terríveis ligações com a Internet nos ajuda a evitar desperdiçar muito tempo com conversas e fantasias.
E quando Leão XIV aparece, percebo que todas as previsões, mais uma vez, desapareceram, graças ao vento do Espírito Santo. Análises, biografias, pesquisas: tudo (ou quase tudo) inútil!
Os cardeais agiram rapidamente e este é um bom sinal da beleza e juventude da nossa Mãe, a Igreja. Enquanto a mídia debatia se é da esquerda se é da direita,os progressistas e os conservadores, os cardeais elegeram o sucessor de Pedro.
Há tantas surpresas!
Nasceu nos Estados Unidos: uma Igreja viva, habituada a viver numa cultura religiosa, mas, que muitos frequentemente olham para os católicos com desconfiança... Ele foi missionário no Peru por muitos anos. É maravilhoso que o Papa seja um missionário! Ele é filho de Santo Agostinho: um santo excecional, a quem amo muito, e que faz 1600 anos que ele foi conquistado por Cristo e deixou-o encarnar em sua vida, em seus pensamentos, em suas ações.
E as primeiras palavras que ele falou, simples, mas cheias de emoção, fé e atenção ao que o mundo precisa mais: a paz esteja com convoscos!
O Senhor tinha uma surpresa maravilhosa reservada para nós com esta escolha! Eu realmente acredito nisso Também nós devemos escutar o que o Espírito Santo nos diz, sem fazer demasiadas análises ou projeções, mas sim colocando-nos a trabalhar e a rezar por esta jovem e bela Igreja de Cristo. jovem e bonita, Jovem e linda porque é missionária!
Viajei no sábado dia 10 acompanhado de Monsenhor Aguirre. A estrada é linda e em pouco mais de 3 horas Chegamos a Bema, uma freguesia 100 km a sul de Bangassou, nas margens do rio Oubangui, que nasce à direita aqui, na confluência dos rios Uélé e Mbomou.
No domingo dia 11 estivemos em Tomunga, uma aldeia a 15 quilómetros de distância, onde inaugurámos a nova igreja, dedicado a Nossa Senhora das Vitórias. Uma linda comemoração, que demorou 3 anos a construir, foi apoiada pelo Capítulo da Catedral de Córdoba.
Na segunda-feira, dia 12, viajamos ainda mais longe, até Tingombe, onde inauguramos outra capela modesta.
Na terça-feira à tarde fui a Ngombe, uma vila a cerca de doze quilômetros de distância. Aqui a comunidade, pediu uma nova igreja, mas eu propus expandir a capela existente.
E na quarta-feira, em Bema, celebramos o Jubileu da Esperança: começámos com uma breve peregrinação, que levou todos à igreja: aqui todos passam e fazem o sinal da cruz com água benta, sinal de arrependimento e conversão, antes de entrar. E então, durante a missa, administramos as confirmações para 50 jovens.
À tarde retomamos a viagem de regresso, sob uma chuva torrencial que transformou a estrada em um rio
A situação no Leste, especialmente em Zemio, continua muito tensa. Centenas de pessoas seguem refugiadas em igrejas da região. Enquanto isso, com os sacerdotes de Zemio e Obo, estamos tentando dialogar com os rebeldes e o exército, mas a solução está longe, também porque o governo ignora completamente o problema e aposta na violência para resolvê-lo.
Esperemos e rezemos!
Tomunga |
Tomunga |
Tingombe |
Giubileo a Bema Jubilé à Bema |
Sem comentários:
Enviar um comentário