Número total de visualizações de páginas

sábado, 3 de maio de 2025

Duas semanas santas!


 

Duas semanas santas!

Retornando a Bangassou após duas semanas maravilhosas de trabalho missionário no Leste da diocese.

As distâncias são enormes e pioraram devido às más condições das estradas.passei 20 horas de carro para chegar a Obo (500 km de Bangassou) foi muito tempo, mas eu me arrependi enquanto viajava pela rodovia para Derbissaka: 95 km em 10 horas!

Os caminhos atravessam florestas densas, onde as árvores caídas forçam desviar e, na maioria das vezes, é preciso limpar a rota com machados, facões e motosserra para continuar.

A natureza é magnífica: florestas e caminhos onde me deparei com várias centenas de macacos, de várias raças, aves de rapina, cegonhas, pangolins, macacos-faraó em quantidade.

As aldeias são poucas em número, isoladas e frequentemente aterrorizadas por rebeldes, soldados mais ou menos regulares, mercenários russos e simples bandidos... Isso torna a vida muito difícil: Um quilo de açúcar, que custa pouco menos de 2 euros em Bangassou, custa 5 euros em Derbissaka!

Parti na Quarta-feira Santa, 16 de abril, para retornar a Bangassou na terça-feira, 29.

Para simplificar um pouco, este foi o programa:

 

 

As condições de vida são espartanas, mas você se acostuma: tomar banho com um balde de água, água e um copo, dormir em um catre ou acampar e comer o que houver. Embora sempre consigo usar um fogão pequeno e preparar uma boa xícara de café  As celebrações litúrgicas foram muito bonitas em todos os lugares, especialmente nas aldeias mais remotas, onde o padre chega com menos frequência.

Em Derbissaka, é o próprio padre que, duas vezes por ano, limpa a estrada, cortando as plantas caídas. E a cidade inteira fica-lhe muito grata!

A celebração dos Crismas é normalmente precedida pela catequese e pela explicação do rito por mim aos candidatos.

Na manhã de segunda-feira, 21 de abril, recebi a notícia da morte do Papa Francisco. e durante todo o caminho rezamos por ele e pelo próximo Papa. O Papa Francisco foi muito importante para a República Centro-Africana. A sua visita a Bangui em 2015, com a inauguração da primeira Porta Santa do Jubileu da Misericórdia, foi um milagre de fé e coragem, que teve um grande impacto, impacto muito positivo em um país em guerra.




 

Madabazouma


Rafai



Derbissaka

Dembia - Derbissaka


Mboki

Obo





 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário