Número total de visualizações de páginas

sábado, 1 de abril de 2017

Quilómetros e Fronteiras


cappella di Maigaro


Quilómetros e Fronteiras
Nestes dias (e nos últimos meses), percorri muitos quilómetros.
No sábado de manhã, dia 25 de março, saí de Bouar com os PP. Justino David (Superior Provincial e Procurador da Missão) e chegamos a Bozoum por volta do meio-dia.
O Domingo foi bastante tranquilo. Depois da Missa reuni-me com uma centena de catecúmenos, que na Páscoa irão receber o Batismo, para uma catequese. Durante este ano as Leituras são muito interessantes, porque desde os primeiros tempos da Igreja foram escolhidas para ajudar os catecúmenos na preparação do Batismo.
Depois de comermos, reunimo-nos com algumas Irmãs de Bouar, Baoro, Bossemptélé e Nagaundaye, para dois dias  de formação sobre o  método "aprender jogando", e segunda- feira já estava na aula com os alunos da base elementar, para compreender melhor este método.
Segunda-feira regressei a Bouar. No nosso seminário de Yolé estavam os pais dos rapazes, para um encontro, e fazerem três dias de formação.
Terça-feira pela manhã seguimos para os Camarões, sempre com os PP. Justino e David. A- pesar de não ter encontrado a carta de condução, do carro..., conseguimos passar a fronteira (e em nenhuma das sessenta barreiras que há entre a ida e a volta, ma pediram ...).
Só fizemos uma paragem em Garoua Boulay, onde encontramos Yusuf, um amigo que teve que fugir de Bangui em 2013, por ser muçulmano . De tarde seguimos até Dimako onde fomos recebidos pelas Irmãs Carmelitas do Menino Jesus. É a mesma Congregacão que trabalha connosco em Praga.  Acolheram-nos com muita alegria, também porque estão um pouco isoladas, e uma visita, aqui em   África, é sempre uma festa.
Quarta-feira de manhã chegamos a Yaoundé, que fica a 800 quilómetros de Bouar. Também aqui tivemos encontros, reunões, em que dialogamos. Mas sobretudo tivemos a alegria de voltar a encontrar, e ver os nossos Irmãos de Hábito.
Depois de ter deixado os PP. Justino e David no aeroporto, na sexta-feira pela manhã às 5h30, voltei à África-Central. Tive um furo no pneu, que de seguida esvaziou… o que me obrigou a uma longa paragem em Bertoua, onde alguns amigos muçulmanos me acolheram e fizeram a reparação do pneu. Voltei a sair às 14 horas e tive que carregar no pedal, porque a fronteira encerra às 18'00, consegui passar às 17'46, quase na hora de fechar.




riunione del Provinciale e p.Davide con i 4 novizi


le suore di Bozoum

école Bakanjia. Riunione-formazione dei direttori


raduno genitori, Yolé



Yussuf e il pollaio di Garoua Boulay


le suore Carmelitane di Gesù Bambino a Dimako



Yaounde

i ribelli a 20 km dalla frontiera, a Zoukombo

Sem comentários:

Enviar um comentário