Número total de visualizações de páginas

sábado, 15 de abril de 2017

Páscoa, e ambiente pascal




Páscoa, e ambiente pascal
Enquanto na Europa, e outros países do hemisfério Norte, a Páscoa coincide com a primavera, aqui na África-Central durante a Semana Santa caiem as primeiras chuvas. Depois de uns   meses, desde as últimas chuvas (caídas em novembro), depois de semanas de um calor muito   intenso, chegou finalmente a chuva. Um vento forte, trovões raios e depois a água. Em muito poucos dias a paisagem se transforma: de seca e árida, aparece a erva que começa a despontar, e pinta de verde a paisagem. É um espectáculo ver como pouca água pode causar tanta beleza. Além da erva, e das flores, aparecem... as térmitas. Estes insetos saiem (aos milhões) de seus ninhos debaixo terra, e então as crianças (e não só elas), começam a apanhá-las: com umas sete, e um pouco de água, (para lavar-lhes as asas), preparam-nas para depois as comerem… São um prato rico em proteínas.
Mas nestes dias da Semana Santa, da Paixão, Morte e Resurreição de Jesus, o nosso olhar dirige-se para o que a liturgia nos propõe.
 Domingo de Ramos, começamos celebração com a Procissão dos Ramos: um pouco desorganizada mas muita alegria: não é difícil imaginar o que sucedeu há 2000 anos em Jerusalém, ao receberem Jesus.
Segunda-feira, Confissões para as crianças e adultos que vão receber a primeira comunhão. É a   ocasião para apresentar este formoso Sacramento do perdão de Deus também aos  catecúmenos, que no sábado à noite receberão o Batismo. Na terça-feira, à tarde, juntamente com eles teremos um tempo de oração e reflexão, para os ajudar a preparar para o grande Dom que vão receber.
Quarta-feira pela manhã irei para Bouar, passando por Bossemptélé e Baoro. De tarde vou juntar-me com trinta sacerdotes da Diocese de Bouar, e Celebraremos juntos as Vésperas na capela das Irmãs Clarissas. Foi uma ocasião especial, porque Quinta-feira Santa, logo pela manhã, Celebraremos a Missa Crismal, na qual o Senhor Bispo Consagra os óleos (óleo dos enfermos, dos Catecúmenos e do Crisma) e os Sacerdotes renovam as suas promessas. O nosso Bispo está neste momento em Itália, com problemas de saúde e de idade, foi o Bispo de Berberati que presidiu à Cerimónia.
É bonito ver Sacerdotes que, desde há muitos anos (alguns quase há sessenta anos), vivem e trabalham, com simplicidade e alegria aqui na África-Central.
Imediatamente depois da Missa, de Quinta-feira, pela manhã, saí para Bozoum, onde cheguei às 14 horas, e às 16 horas começamos a Celebração que nos recorda a Última Ceia, em que Jesus "Instituiu" a Eucaristia, e lavou os pés aos apóstolos.
Hoje é a grande Sexta-feira Santa, em que Celebramos a Paixão e Morte de Jesus.
Estes dias Sagrados ajudam-nos a recordar o extraordinário Amor de Deus para comnosco. Amanhã pela tarde cantaremos: "Oh inmensidade do Teu Amor para comnosco: para resgatar o escravo, sacrificaste o Teu Filho".
É verdade, infelizmente, que muitas vezes conhecemos a morte, a doença e as dificuldades.  E aqui, na África-Central, não menos que em qualquer outro lugar. Mas é certo, graças a Deus, e graças à Morte e Ressurreição de Jesus, que há sempre uma esperança para além do pior.
  Feliz Páscoa!

domenica delle Palme
dimanche des Rameaux


a caccia di termiti
à la chasse des termites






le rondini
les hirondelles

Marta, infermiera e ostetrica, prepara le croci per i Battesimi
Marta, infirmière et sage-femme, prepare les croix pour les Baptèmes




Sem comentários:

Enviar um comentário