Número total de visualizações de páginas

domingo, 23 de abril de 2017

Páscoa de 2017







Páscoa de 2017
O Sábado Santo é um dia especial, que gosto muito: à espera da Ressurreição, depois da tristeza da Sexta-feira Santa, e cheio de esperança na Ressureição do Senhor.
No sábado de manhã caíram aqui as primeiras chuvas. Mas desta vez choveu mesmo a sério. Choveu continuamente desde as 6 horas até às 11, a planície de Bozoum, na parte de baixo, está inundada.
À tarde preparámo- nos para a grande Vigília, que começamos às16h30 (e terminamos às 21h15). Estava muita gente para serem Batizados.
Começamos a Cerimónia com a Bênção do Lume, depois entramos na Igreja, às escuras, com o    Círio Pascal. Seguiu-se uma explosão de alegria com o cântico do Exultet, um Hino antiquíssimo que anuncia a Ressurreição de Jesus.
Depois das Leituras, chega o grande momento dos Batismos: mais de cem, entre crianças, jovens e adultos. É uma grande bênção para a Igreja e para o Mundo. Muitos se comoveram ao receber o Batismo, outros com um pouco mais de calma, mas para todos, e também para a comunidade, é um verdadeiro momento de Festa. Quando entram na Igreja com o vestido branco, toda assembleia canta: "I so kwe, Nzapa a sukula i awe, i yu Christ tongana Gbya ti i awe" ("Todos vós, que fostes lavados nas águas do Batismo, fostes revestidos de Cristo vosso Senhor").
Terminada a Missa, cada um volta para a sua casa e enquanto descem para a cidade, ouvem-se os cânticos que entusiasmam um pouco, a todos os que os ouvem.  Pouco a pouco, a cidade enche-se de cânticos, que se prolongam pela noite fora e todo o dia de Páscoa.
No dia seguinte, pela manhã, voltamo-nos a juntar para a Missa Solene às 8h30. Os que foram   Batizados estão todos presentes, formosos e resplandecentes de alegria.
Depois da Missa voltam para as suas casas, acompanhados pelos amigos e familiares, e pelos Coros do seu sector. É uma festa de muita vivacidade, de cânticos, e de alegria.
A alegria continua durante toda a semana, da Oitava da Páscoa. Durante esta semana os que receberam o Batismo, vêem todos os dias à Missa, das 6horas, alegres, e felizes, com o seu vestido branco, mas mais alegres ainda, por causa da sua nova “dignidade de Filhos de Deus”.
 --


Inondazione a Bozoum
l'inondation de Bozoum, la veille de Paques









Panorama della piazza della chiesa dopo la Messa Pasquale
Panoramique de la place de l'église, après la Messe de Paques






Sem comentários:

Enviar um comentário