Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Viagens e pessoas



Una sfida all'ortografia. NE CHERCHE PAS A SAVOIR
Vive l'orthographe: NE CHERCHE  PAS A SAVOIR



Viagens e pessoas
Sexta-feira 7 de julho saímos de Bouar em direção a Yaundé, a capital dos Camarões. A um pouco mais de 700 quilómetros de estrada, com o sempre elemento desconhecido da  fronteira, pela qual  passamos com calma. Éramos cinco: os PP. Javier e Ciriaco, Frei  Louis Blaise e a Irmã Cristina, que deixa Bozoum para voltar ao Congo, e eu.
A passagem na fronteira foi fácil, ainda que de qualquer modo, entre escrever e transcrever e pôr os selos, demoramos mais de hora e meia. Depois de uma breve paragem em Garona Boulay, seguimos para Bertoua, onde passamos a noite.
Viajar é sempre uma incógnita. Há muitos camiões, alguns com pinturas interessantes, e fixar-se no panorama, e na gente, é sempre interessante.
Sábado pela manhã saímos às 5h30, e às 10h estávamos em Yaundé. Aqui os Carmelitas têm duas Comunidades. Estivemos uns momentos na paróquia de Nkoabang, à entrada  cidade, e depois seguimos para o Convento de Nkolbisson. Como é natural na cidade há muito trânsito, levamos quase uma hora a atravessa-la.
De tarde, e no Domingo reunimo-nos  com os Padres daqui. Há também dois Padres da nossa Província (os PP. Domingo Rossi e Marco Gazzoli).
No Domingo à tarde levei o P. Javier ao aeroporto de Yaundé, de onde sairá para regressar à Itália.
Segunda-feira de manhã fui às Monjas Carmelitas para Celebrar a Missa, e também para dar-lhes algumas instruções sobre o forno de lenha.
De tarde o P. Ciriaco, e eu, iniciamos a viagem de regresso. Passamos a noite em  Bertoua, e na terça-feira, pela manhã saímos muito cedo, de modo que  às 11,30h, estávamos já em Bouar. Eu segui viagem e cheguei a Bozoum já bastante tarde.
Nestes dias, aqui em Bozoum, começam a circular rumores de um ataque por parte dos  Seleka, que estão a uns cem quilómetros. Muitos comerciantes fugiram, e nós tentamos tranquilizar as pessoas, inclusive para as ações tão simples, como ir ao mercado a comprar tomate...
Esperemos!











Sem comentários:

Enviar um comentário