Número total de visualizações de páginas

domingo, 1 de outubro de 2017

S. Miguel e ares de guerra



Gauthier con la carrozzina nuova
Gauthier


S. Miguel e ares de guerra
 Domingo Celebramos, com alguns dias de anticipação, a festa do Padroeiro da Paróquia de Bozoum, S. Miguel Arcanjo.
Precedida por dois dias de preparação, a festa de S. Miguel é um momento especial para nossa Paróquia, que se detem para refletir nas suas próprias origens e confiar no poder, e proteção de Deus.
No sábado, pela tarde, atravessamos o bairro da Missão com Imagem de S. Miguel em procissão, com muita gente que rezava e cantava.
No Domingo, pela manhã, Missa Solene às 8,30h: muita gente, uma intensa oração, cânticos e danças. Imediatamente depois da Missa, houve alguns desafíos de futebol e de basquetebol. Às 12'30h. almoço (matanga) com catequistas, os responsáveis de vários grupos, e todos os que, de um modo ou doutro, se apresentaram para ajudar a Paróquia.
O dia de festa, no entanto, fica nublado por um véu de preocupação: no dia anterior, sábado 23, a cidade de Bocaranga foi assaltada, de novo, pelos rebeldes do grupo 3R (área Seleka), obrigando, deste modo, as pessoas a fugir. A intenção dos rebeldes é a de ocupar a cidade, e não parece que tenham intenção alguma de sair, por enquanto. A sua chegada desencadeou o pânico, e a fuga foi geral. Houve mortos assassinados pelos rebeldes, e tudo sucedeu sob o olhar dos Capacetes Azuis, que os deixaram fazer tudo o que quiseram.
Muitas das pessoas que fugiam chegou aqui a Bozoum: 125 quilómetros de estrada, e muitos fizeram o trajeto a pé. A preocupação da guerra vizinha une-se ao sofrimento de ver milhares de pessoas que perderam tudo.
Nestes dias estamos organizando, (aqui em Bozoum), sua presença. De manhã, muito cedo, sábado, começaremos o censo, família por família, de forma a que tenhamos os números que nos permitam entender como intervir. Necessitam-se casas, comida, medicamentos, escolas, utensilios de cozinha…. Mas necessita-se sobretudo de PAZ. Uma necessidade (quase) muito distinta. Douradoura….





P.Matteo



Osso di elefante
Un os d'éléphant

Riunione rifugiati
Réunion déplacés

Rifugiati di Bocaranga a Bozoum
Déplacés de Bocarnga à Bozoum





Sem comentários:

Enviar um comentário