Número total de visualizações de páginas

sábado, 21 de outubro de 2017

Santa Teresa e Companhia





Santa Teresa e Companhia
No Domingo, 15 de outubro, celebramos a festa de Santa Teresa. Nós, os Carmelitas, chamamo-la “Santa Madre”, porque foi ela quem reformou a Família do Carmelo. Uma Mulher forte, cheia de amor a Deus e à Igreja, que conseguiu fundar uma nova Família, começando com as Monjas de Clausura, prosseguindo depois com a Reforma dos Padres Carmelitas.
Uma das Capelas de Bozoum está dedicada precisamente a esta Santa, e no Domingo celebramos ali a Santa Missa. Precedida por três dias de preparação, a Festa foi um bonito momento de Oração e alegria.
O número de refugiados em Bozoum continua sendo elevado. Infelizmente, a situação no Norte continua muito tensa. Como temia, a operação dos Capacetes Azuis para “libertar” a zona de Bocaranga resultou numa operação de fachada. Os rebeldes não foram vencidos, só se distanciaram uns quilómetros, e continuam com as suas ações de crime. Ontem justamente recebi o testemunho de atos de viloência sexual em Nzoro, a pouca distância de Ngaundaye, por elementos do MPC….
Entre sábado e segunda-feira houve duas distribuições para os refugiados. Chegaram víveres, graças a WFP (Programa mundial para a Alimentação) e também material para a cozinha, mantas, esteiras, panos e cubos, postos à disposição por HCR (Alto Comisariados para os refugiados).
Na terça-feira começou a escola para os refugiados. O encarregado dos estudos pôs à disposição uma escola para a parte da tarde, e começamos com oito Turmas, com 210 alunos, aos quais juntaremos, logo que possível, mais alunos.
Na terça-feira, durante a manhã, fui para Bangui, buscar as Irmãs da Congregação India da Madre do Carmelo. É um momento importante, porque estão prestes a abrir uma segunda casa em Bangui, e chegaram três Irmãs (Ir. Nirmal e Ir. Pradeeba da India, e Ir. Catalina de Malawi), acompanhadas pela Vigária Geral.
Quinta-feira, de tarde, saímos para Bouar, aonde chegamos já a noite ia avançada, fomos recebidos pelos rapazes do Seminário de Yolé com grande festa.
É uma nova aposta que se abre. Com as Irmãs indias colaboramos há mais de 25 anos e, depois de alguns meses em Bouar, voltaremos a Bangui para trabalhar em particular com jovens e Senhoras, na sua  promoção.

Cappella Santa Teresa
la Chapelle de Sainte Thérèse





distribuzione viveri
distribution des vivres


Distribuzione secchi, coperte, zanzariere, materiale cucina
Distribution de seaux, couvertures, moustiquières, oustensiles de cuisine

école déplacés

l'arcobaleno, segno di benevenuto per le suore indiane


Sr Grace, sr Catherine, Sr Pradeeba, Sr Nirmal

Sem comentários:

Enviar um comentário