Número total de visualizações de páginas

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Um novo Bispo






Um novo Bispo
 No sábado pela manhã, 10 de fevereiro, a praça da Igreja de Bozoum, já estava cheia   desde as 5h'00 da manhã. Camionetes e carros estavam a postes, e às 5h15 saímos para Bouar, com uma delegação de 110 pessoas, para participar na ordenação do novo Bispo de Bouar, Mirek Gucwa.
Eu cheguei um pouco antes que a caravana, também para organizar o acolhimento de todos os participantes. A Diocese de Bouar comprende 12 paróquias, e cada delegação de 50 pessoas será acolhida pelas Comunidades da cidade de Bouar.  Respira-se Igreja.
A ordenação  de um Bispo é um acontecimento excepcional. Criada em 1978, a Diocese  de Bouar, teve  durante quase quarenta anos um só Bispo, Mons. Armando Gianni. Estiveram  presentes,  neste acontecimento, o Núncio Apostólico e todos os Bispos do País, e também o Bispo de Tarnow (Polonia) de onde é  proveniente o Sacerdote Morek (foram também companheiros de seminário e de ordenação Sacerdotal),  estiveram  também os Bispos dos Camarões .
Ás 9 horas de sábado pela manhã houve um  encontro entre alguns Bispos e os cristãos que tinham vindo de toda a Diocese para esta cerimónia: quase três horas de apresentação  do papel e do trabalho do Bispo apresentadas pelo Cardeal Nzapalainga de Bangui, e pelos Bispos de Mbaiki, Bangassou, Alindao... Entre intervenções, cânticos e simpatia, passou o tempo velozmente.
O Domingo foi um dia grande. Tudo estava organizado à perfeição. E às 8,30h. começou a Missa: doze Bispos, uma centena de Sacerdotes, e à volta de 3.000 fiéis encheram  a grande Catedral. Depois de uma brilhante homilia do Cardeal (em Francês e em Sango), passou-se ao rito verdadeiro e próprio: os Bispos presentes, depois de terem invocado o Espírito Santo rezaram e impuseram as mãos sobre Mirek, enquanto dois Diáconos tinham elevado, sobres as suas cabeças, o Evangelho. E Mirek passou a ser o Bispo Mirek. Imediatamente depois recebeu as insígnias deste Ministério: a Mitra, a Cruz peitoral e o Anel.
Após um rico Ofertório, e com a Consagração e a Comunhão seguiram os discursos do novo Bispo. É bonito ouvir (tanto por parte do Cardeal como do novo Bispo) que a Diocese de Bouar é rica em caridade e em obras (escolas, hospitais, agricultura), mas também de Comunidades Religiosas que se dedicam com alegria e generosidade ao serviço dos mais pobres.
E por fim o novo Bispo passou abençoando o seu povo que o acolheu com grande alegria e emoção.
Pela tarde voltei a Bozoum, com as Irmãs. E segunda e terça-feira organizamos com as raparigas e os rapazes, do liceu Santo Agustinho, um acontecimento cultural de dois dias: desenho, danças, cânticos, debates. Tudo porque a escola não se limita aos aspectos meramente técnicos, senão que apresenta “uma educação” completa.
Quarta-feira de cinzas: começamos a Quaresma no monte Binon. Um caminho largo de conversão e de aprofundamento do nosso amor a Deus.

















Sem comentários:

Enviar um comentário