Número total de visualizações de páginas

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Projectos e realizações




Projectos e realizações
No sábado, dia 17, voltei  a Bouar. Uma semana depois da grande festa da ordenação  episcopal do novo Bispo.
Pela manhã passei ,e visitei  a Feira Agrícola, que o P. Benjamín e a Cáritas organizam também aqui. De tarde voltei a Bozoum, mas não voltei sòzinho, vieram comigo Fabricio y Ludmila Bohmova, da ONG SIRIRI.Org de Praga. Estarão em Bozoum e depois em Bangui para o projeto: “aprender jogando” (o novo método para as primeiras classes do ensino básico, que está resultando optimo para aprendizagem das crianças).
Graças a eles também e, sobretudo, ao Ministério dos Assuntos Estrangeiros da República Checa, o ano passado podemos tratar mais de 14.000 pessoas com Sida (AID), e ajudar também 58.000 refugiados.
Exames médicos (CD4, exames IST, presupostos biológicos) 
 3.183
Medicamentos tratamentos por infecções oportunistas
 3.077
 Refeições
 1.993
 Microcrédito
    188
 Inscrições na escola
 2.042
Proteção a mulheres grávidas seropositivas e prevenções para os recém nascidos 
 3.847
 Refugiados
58.790
 Total
73.120
 Na Segunda-feira terei que descer a Bangui para uma reunião, e terei que ir de avião. “Teria”, porque depois de três horas passadas na pista e esperar, finalmente me disseram que o avião não podia aterrar por causa do pó (levantado pelo vento do Sahara). Às 16 horas, saí, pois para Baoro, aonde cheguei. Passei a noite aqui com os Irmãos, e terça-feira pela manhã saí às 3,30 para Bangui, onde cheguei depois de cinco horas de percurso, (e 400 quilómetros).
Tive uma reunião  com a Comunidade, onde os projectos continuam  avançando. A futura escola de agricultura está crescendo: a utilização de tijolos de terra batida (hydraform) dá um óptimo resultado. Encontrei  também o P. Anastasio, sempre vibrante, apesar dos anos (que são oitenta,  mas niguém lhos dá). Também  encontrei com muita alegria o P. María Felipe, um Carmelita francês, que estará connosco   alguns meses, como professor.
Às 11.30 cheguei à Sede da Cáritas da África Central, mas a reunião tinha sido proposta para a manhã seguinte, porque os Responsáveis de algumas Dioceses ainda não tinham chegado.

Quarta-feira, de manhã, começamos a reunião da Cáritas. Sou responsável da Cáritas da Diocese de Bouar, e é bonito encontramo-nos juntos nesta aventura ao serviço da Comunidade humana, na solidariedade e na caridade. Desde o trabalho em cada uma das paróquias, até aos projetos maiores, a Cáritas está presente em todo o território.
A meio da manhã tive que ausentar-me porque me reclamaram da Sede da FAO, onde assinei, em nome dos Carmelitas, um acordo que prevê a intervenção da FAO no nosso centro agrícola do Carmelo. Graças a um financiamento do Governo italiano, 1,500 jovens terão a possibilidade de estudar e formar-se no sector agrícola e pecuária.
Pela tarde caiu um pouco de chuva, que me acompanhou também na viagem de regresso. E quinta-feira, às 12 horas estava finalmente em Bozoum



Foire Agricole Bouar


I nuovi disegni didattici
les fresques didactiques

P.Marie Philippe e la Scuola di Agricoltura
p.Marie Philippe et l'école d'Agriculture







Sem comentários:

Enviar um comentário