Número total de visualizações de páginas

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Feira Agrícola de 2018.2



gli orti di Bozoum
les jardins potagers de Bozoum

Feira Agrícola de 2018.2
Pela primeira vez depois  de catorze anos, a Feira Agrícola de Bozoum se viveu durante três dias, em lugar de dois.
Depois da abertura, sexta-feira, 26 de Janeiro, o sábado foi o dia dedicado às visitas. Enquanto e feira decorria normalmente, com a exposição e as vendas, os Ministros e outros convidados puderam visitar os arrozais e as hortas.
No sábado de manhã levei, a todos, ao Centro do Arroz de Bohoro: um centro criado nos anos 70 pelos chineses, que é um  pouco o modelo dos arrozais. O arroz, é diferente dos outros produtos, tem um preço bastante elevado (uns 0,60 cêntimos, do euro, por quilo). Por outra parte, graças ao facto de que alguns organismos o compram em grande quantidade, os agricultores lançam-se na sua produção. Em relação com o ano 2016, passaram de 12 a 32 hectares cultivados, e uma colheita de 35 para 192 toneladas ( e um rendimento 2.91 toneladas, por hectare, a 6 toneladas).
O sábado à tarde foi o momento da visita às hortas de Bozoum: uma dezena de famílias e pequenas cooperativas cultivam saladas, tomates, cebolas pimentos espinafres batatas, e muias outras coisas para o consumo, e a venda. Visitar estas hortas é sempre emocionante: é uma alegria para os olhos e para o coração.
No Domingo, depois da Celebração da Missa,voltei à Feira: as vendas continuam bem, e os alunos do nosso Liceu Santo Agostinho esforçam-se por ajudar os expositores a preperarar o dossier com os resultados das vendas. Entretanto prepara-se tudo para a cerimónia da entrega dos prémios, que começou às 11h.
É um momento muito esperado: são premiadas as melhores hortas e os melhores expositores da Feira. Há muita expectativa, e é bonito ver que, entre os premiados, há quem venha de longe, e muitas mulheres. Um pequeno reconhecimento ao trabalho e ao suor de muita gente.
Pela tarde encerramos a Feira, ainda que as vendas prossigam até segunda-feira. E o resultado de todo o trabalho é muito alentador: as cooperativas apresentaram um ‘rol’ de vendas de mais de 60.000.000 francos CFA (mais de 91,500 euros).
E, já na segunda-feira, graças ao excepcional trabalho de Maurizio Dischino e de Francesco, a Feira de Bozoum estava na rádio na Itália na TV2000. Eis aqui a sua reportagem:


Visita alle risaie
Visite au Centre Rizicole

Foto con il Ministro dell'Agricoltura e il Ministro dell'Allevamento
La photo avec les Ministres de l'Agriculture et de l'Elevage








Aggiungi didascalia



Sem comentários:

Enviar um comentário