Número total de visualizações de páginas

domingo, 8 de abril de 2018

Páscoa de 2018






Páscoa de 2018
E caminha caminhando, chegamos por fim à Páscoa.
O Sábado Santo foi um dia de silêncio e de espera. De tarde, às 18'30 encontramo-nos na  praça que há diante da Igreja, à volta de um grande fogo. Estava escuro e o fogo é o símbolo de Cristo Ressuscitado. E no fogo acendemos o Círio Pascal e entramos na Igreja. Pouco a pouco encenderam-s as velas  entoou-se o canto do "Exultet", que proclama a Ressurreição de Jesus.
A seguir escutamos as numerosas leituras: através dos séculos, Deus preparou o homem para a graça do Ressuscitado. E finalmente chegou o momento dos batismos: eram 85, entre meninos, jovens e adultos. Foi um momento muito intenso, quase um nascimento, no qual a Igreja, Mãe, gera e acolhe  estes novos filhos.
A alegria é imensa. A Igreja está cheia, e cheia está também a praça exterior. E durante os cânticos todos dançam de alegria. No meio do povo vi a Virgínia, uma senhora anciã, que há pouco teve um ligeiro derrame. Também se uniu à dança.
Terminamos a liturgia depois das 22, e pouco a pouco os batizados descem com os outros fiéis à cidade, e a cidade enche-se de cânticos que durarão toda a noite e o dia seguinte.
Domingo pela manhã, dia de Páscoa, os novos batizados apresentaram-se com todo seu esplendor, com o vestido branco. Celebramos a Missa numa Igreja que ressoa pelos cânticos e danças. Também tivemos um casamento, o do Guy Giscarde e Raissa Irene.
Depois da Missa, os batizados regressaram às suas casas, acompanhados pelos amigos e familiares, envolvidos com panos de cor.
Para a comida estivemos com as Irmãs e saudamos a Ir. Lidia que depois de quase três anos voltou ao Congo, por problemas de saúde.
Durante toda a semana, da oitava da Páscoa, há um ambiente de festa. Os novos batizados veem todos os dias para a Celebração da Missa.
Quinta-feira fui para Bouar, onde organizamos uma jornada de formação para a Cáritas das paróquias de Bouar (Fátima, Wantingera y Catedral), de Baoro, Baboua, Niem e Bohong. Somos dez entre párocos e Irmãs, e uns trinta leigos comprometidos nas diversas Comunidades da Diocese que trabalham em favor dos mais pobres para ser "as mãos e o coração da Igreja", como dizia o Papa Paulo VI.
P.Enrico battezza


Pasqua, i nuovi battezzati.


Matrimonio
Mariage







Saluto a Sr Lydie (a sinistra)
Au revoir, Sr Lydie (à gauche)


Formazione Caritas


Sem comentários:

Enviar um comentário