Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 30 de março de 2018

Para a Páscoa



Para a Páscoa
Com a celebração do Domingo de Ramos o caminho para a Páscoa é mais rápido.
Terça-feira pela manhã, os rapazes, raparigas, jovens e adultos que receberão o Batismo reuniram-se  para um momento de oração e reflexão, dirigidos pelo P. Mateo.
De manhã entregamos as notas aos alunos do nosso Liceu, e pela tarde saí para Bouar.
Parei no Centro de Arroz de Bozoum, onde com a ajuda da Quaresma da Fraternidade da Diocese de Cuneo, começamos o trabalho de mantimento da presa. A bacia do rio abastece de água durante a estação seca, e isto permite ter duas colheitas por ano. Mas em alguns pontos a água escavou a presa e escapa-se, diminuindo a capacidade e pondo em perigo todo o arrozal. Por agora os agricultores da cooperativa esvasiaram o lago artificial, e começaram e escavar as zonas que é necessário reparar.
Em Bouar, na Quarta-feira Santa, de manhã, Celebramos a Missa Crismal. É uma Missa muito particular, durante a qual os Sacerdotes renovam as próprias Promessas e os seus compromissos ao serviço da Igreja, e o Bispo Benze os Óleos que se usarão para ungir os enfermos, para os catecúmenos e o Crisma, e que se usa também nos batizados, e nas Ordenações  Sacerdotais. Somos uns quarenta Sacerdotes de toda a Diocese para celebrar com o novo Bispo.
Pela tarde voltei a Bozoum. Parei no povoado de Bokaya, onde saudei a Baba Michel, o velho catequista. Creio que tem uns noventa anos. Estava rodeado de um grupo de sobrinhos, junto dos quais se sente muito contente.
Com a Quinta-Feira Santa começa a Triduo Pascal. A Quinta-Feira é o dia em que Celebramos a Eucaristia, o Sacerdócio e o Lava-Pés, durante o qual Jesus nos deu o Mandamento do Amor. Sexta-Feira Santa, recodamos a Paixão e a Morte de Jesus. E no Sábados Santo, na Vigília Pascal, Celebraremos a Ressurreição de Jesus, e com ela os Batismos.
E agora…! Feliz Páscoa para todos!
Domenica delle Palme
Dimanche des Rameaux



la diga di Bohoro
le barrage du Centre Rizicole de Bohoro









Baba Michel di Bokaya


l'Altare della Deposizione




Sem comentários:

Enviar um comentário