Número total de visualizações de páginas

domingo, 2 de setembro de 2018

¡Adeus, SIRIRI!





¡Adeus, SIRIRI!
Com o fim de semana, chegou  também ao fim a sessão de formação dos professores . Os 200 de Bozoum e os 50 de Bouar puderam, durante seis dias muito intensos, conhecer melhor o novo método "Aprender jogando", que a ONG SIRIRI. ORG de Praga  desenvolveu e propôs.
Começou com cinco simples sessões de base (demonstração, ensinamente prático e útil, cooperação, reflexão e evaliação), o método desenvolve, nas crianças das escola elementares: a capacidade de compreender, de refletir e de apender com seriedade. O sistema educativo na África-Central está paralisado para um grande número de alunos, e poucos professores, ( para aulas de 100, 200 e também de 300 crianças), mas também por um ensino que se baseia muito no estudo de decorar os temas. Também a leitura fica substituida, com frequência, com a aprendizagem de memória. Junto aos cinco princípios, o método “aprender jogando” prevê, para os primeiros anos de escola, o uso não do Francês, mas sim o da língua materna: o Sango. Esta inovação (prevista mas não aplicada pela Lei da Educação de 1997) permite às crianças  aprender a ler fácilmente, e passar depois ao Francês  sem demasiadas dificuldades.
As sessões de fromação de Bouar e Bozoum, terminaram no sábado. Faltam poucas semanas para a abertura das escolas, e os 250 professores foram embora cheios de enusiasmo. Para muitos será uma novidade. Para outros, ao contrário, trata-se continuar, depois do primeiro curso elementar, acompanhar as crianças, ajudando-as a passar do Sango ao Francês.
O Domingo, dia de descanso para os catorze amigos da SIRIR: ORG (Alice, Anežka, Barbora, Charlotte, Fabrice, Guillaume, Jana, Julie, Lenka 1  et Lenka 2, Mirka, Nicolas, Sophie, Thameur) que vieram de Praga e de França para as sessões de formação. Pela tarde acompanhei-os a visitar os campos de arroz, que estão em plena produção.
Segunda-Feira fui com eles a Bangui. No dia seguinte visitamos S. Paulo, a Igreja que está nas margens do rio Ougangui, onde em 1894 chegaram os primeiros Missonários. O rio, em plena estação de chuvas, está impressionante, e por outra parte avista-se o Congo.
Pela tarde fui levá-los ao Aeroporto. Adeus, SIRIRI!



fine della formazione
fin de la session de formation à Bozoum



visita alle risaie di Bozoum
Visite au Centre Rizicole de Bohoro

 


Bangui, di fronte al fiume Oubangui


Aggiungi didascalia


Messa alla Nunziatura
Messe à la Nonciature


avanzamento lavori a Bozoum
l'avancement des travaux à Bozoum






Sem comentários:

Enviar um comentário