Número total de visualizações de páginas

domingo, 23 de setembro de 2018

Escola e escolas





Escola e escolas
O fim da semana passada, 14 e 15 de setembro, foi um momento muito importante para a Família Carmelitana na África-Central. Sexta-feira, de tarde, presidi à Renovação da Profissão de nove jovens Carmelitas Centro-Africanos. No sábado pela tarde, às 6,30h., acolhi cinco jovens centro-africanos que receberam o Hábito de Carmelitas, entrando, deste modo, no Noviciado. E um pouco depois, às 9,30h outros cinco jovens (dois centro-africanos e três dos Camarões) terminaram o ano de Noviciado e fizeram a sua Promessa a Deus (os Votos) de viver em Castidade Pobreza e Obediência.
No Domingo, pela manhã, em Bozoum vivemos outro momento importante: tínhamos colocado uma Imagem do Menino Jesus de Praga na nossa Igreja.
A Imagem representa a Jesus vestido como um imperador. O qual nos recorda a importância e a força de Deus, que Incarnou para nos salvar. A Incarnação de Jesus (e até as mesmas roupas com as quais está representado) também nos recordam igualmente a alta dignidade de todo o homem e, em particular, de toda a criança.
Eu escolhi este Domingo, na véspera da abertura das escolas, para convidar toda a paróquia a respeitar as crianças e a importância da educação.
Também na África-Central, o mês de setembro, está marcado pela abertura das escolas, ainda que com ritmos e modalidades muito diferentes.
Segunda-feira de manhã, uma forte chuvada desanimou um pouco as crianças e profesores, mas na quarta-feira começou a escola na nossa Missão. Aqui as escolas são muito numerosas, para todas as etapas da educação. Temos desde os pequenos da escola materna, às crianças das escolas elemenatares, o curso de alfabetização, até aos maiores das escolas médias e liceu: no total são mais de 1.500 alunos e alunas que cada dia veem para a Missão, para se lançar à aventura das escolas.
Bom trabalho!





Gesù Bambino di Praga

I giovani studenti
les jeunes étudiants

la vestizione dei Novizi
la prise d'habit des Novices

le Professioni










la scuola di Dayanga



Sem comentários:

Enviar um comentário