Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Irmãs e Irmãos





Irmãs e Irmãos
Sei que muitos de vós  tendes estado preocupados com o meu silêncio em relação com o blog. Não houve  nenhum problema em particular, mas somente o facto de que, na quinta-feira, o dia em que normalmente escrevo os textos, estava em viagem para Bangui.
Entre outas coisas, pude saudar o Secretário da Nunciatura, Dom David Charters, que sai de Bangui depois de quatro anos, para o seu novo destino: a Representação do Vaticano nas Nações Unidas.
 A Bangui fui por causa de um acontecimento muito importante, que esperava com impaciência: sexta-feira dia 7, pela tarde, chegou a minha irmã Marisa, com o seu marido Flávio. Tinham estado aqui em 2008, e voltaram agora, trazendo o afeto da minha Família e de muitas pessoas que amam Bozoum e a África-Central. Com eles chegou, ao mesmo tempo, Suzanne, a Mãe do Hipólito (o jovem de Bozoum que está em Itália por questões de saúde), depois de ter passado quase um mês em Itália, em Savona, com o seu filho, e Manuela, Florêncio, Daniela e Alejandra que têm acolhido o Hipólito.  
No sábado de manhã saímos para Bozoum. As estradas continuam cada vez piores. Na parte asfaltada (asfaltada em teoria, porque a metade dos 300 quilómetros é uma gincana entre um buraco e outro), há cinco estações de apeadeiro: é para não acreditar que, se pague para o mantimento da estrada, que nunca esteve asfaltada. Na pista que, de Bossemptele  conduz a Bozoum (87 quilómetros), estão previstos trabalhos de reconstrução. Inaugurados com grande pompa, com a presença do Primeiro Ministro, depois de dez dias a empresa aplanou apenas quase 200 metros de estrada. A única escavadora presente já está avariada, e não há nada mais que esperar, seguindo de uma cova a outra.
Por estes dias estamos preparando a abertura das escolas. Pus a trabalhar a Marisa e o Flávio, que estão imprimindo alguns livros para o nosso Liceu.
 Terça-feira de tarde, veio um jovem a falar comigo. É um dos chefes Antibalaka (as milícias armadas que desde 2013 têm atacado os rebeldes de Seleka e também aos muçulmanos): esteve sete meses na prisão em Bangui, e voltou a Bozoum. Quer mudar de vida. Reemprendeu o trabalho dos campos, e está a viver com a sua mulher e seus filhos. Posso pedir uma oração por ele?


good-bye don David


2 camion e 1 ruspa per riparare 90 km di strada...
2 camions et 1 niveleuese pour reparer 90 km de route

strada o fiume?
route ou rivière?






le fondamenta della chiesa di Bozoum
les fondations de l'église de Bozoum

Preparazione dei libri di scuola
préparation des manules d'école






Sem comentários:

Enviar um comentário