Número total de visualizações de páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Viagem à India 1

Mumbai airport

Encontro-me na India há uns dias, e ainda estarei alguns dias mais, para duas coisas importantes às quais me comprometi: nesta primeira semana, para uma reunião dos Superiores da nossa Ordem Carmelita, em Goa; a próxima semana para visitar as nossas Irmãs CMC (Congregação da Madre do Carmelo), com as quais colaboramos na África-Central e em Arenzano, na Itália.
Saí na quinta-feira, ao meio dia, de Bozoum e voltámo-nos a encontrar (Pablo, José e eu), com os amigos checos (Ludmila, Veronika y Jiri) em Baoro, onde passamos a noite. Na sexta-feira pela manhã, imediatamente, saímos para Bangui, e a princípio da tarde deixei Pablo e José que voltava para a Itália, depois de três semanas de bom trabalho.
Eu saí no sábado ao meio dia de Bangui. Depois de uma escala em Entebbe, cheguei depois de cinco horas a Nairobi, de onde saí no Domingo pela manhã. Nas primeiras horas da tarde estava no bonito aeroporto de Mumbai, e às 11 da noite aterrava em Goa, na costa ocidental da India, para o Sul.
Goa era a capital da India portuguesa: muitos nomes e apelidos conservam-se em língua portuguesa; também há muitas pessoas que falam o português. Os portugueses deixaram ao mesmo tempo bonitos testemunhos de fé, com Igrejas barrocas muito interessantes.
Encontro-me aqui para uma reunião extraordinária dos Superiores de diversas Províncias e Circunscrições dos Carmelitas Descalços. Somos 65 Padres, e representamos quase noventa países, desde a Europa e África, da América do Norte e do Sul ao Médio Oriente, e toda a India. É um belo mosaico de línguas e pessoas que expressa de forma concreta a riqueza, a beleza, a unidade e a diversidade da Igreja e da nossa Ordem (que precisamente nestes dias, aqui em Goa, celebra os 400 anos da chegada dos primeiros Padres Carmelitas).
É um momento de Oração, de reflexão e de debate, que nos leva a trabalhar sobre o futuro da Ordem, e a escutar o que o Espírito Santo sugere
O horário é muito intenso, mas não faltam momentos de convivência fraterna e de alegria.
Ontem pela manhã, sexta-feira, celebramos no lugar da primeira Igreja dos Carmelitas. À volta das ruínas e do que ainda resta (por causa do clima, mas também das diversas supressões das Ordens Religiosas que chegaram a esta terras, em 1800) encontrámo-nos com muitos Padres das setes Províncias indianas, e com 150 jovens religiosos (o continente indiano, só ele tem quase 900 Sacerdotes Carmelitas). O resto do dia foi uma pausa entre os trabalhos que estávamos seguindo. Pela manhã visitamos um Templo Hindú (em Mangeshi), onde entrámos descalços: é impressionante como se respira uma intensa espiritualidade em todo o País.
Na continuação passámos a visitar um Convento, e depois almoçamos à beira-mar. o Oceano índico é o que banha a India e que nos convida! E eu aproveitei a tomar um bom banho.
Ao meio dia visitamos as Monjas Carmelitas Descalças de Chicalim, que nos abriram as portas do seu Mosteiro. Um acolhimento muito caloroso (encontrei, inclusivamente, um cartaz a dizer “Nzongi Gango” –Bem-vindos- em sango, a língua da África-Central.
Pela tarde chegamos ao nosso Convento de Margao, onde depois da Celebração das Vésperas, ceamos (acompanhados de lindas danças).

Riunione

St.Francis Xavier in GOA

Cattedrale di GOA

Celbrazione presieduta dal gruppo francofono (Madagascar, Congo e Libano)