Número total de visualizações de páginas

sábado, 25 de maio de 2019

Luzes e sombras



 

Luzes e sombras
O tempo passa, e termina outra semana.
Sexta-feira passada fui a Bocaranga, e no dia seguinte a Koui, a 170 quilómetros de Bozoum. Esta aldeia, ocupada pelos rebeldes do movimento 3R de Sidiki, é bastante tranquila. Tinha estado aqui há um mês com o Senhor Bispo, e voltei para cumprir uma das promessas feitas: ajudar as escolas e os professores.
Em cerca de vinte escolas, disseminadas num raio de noventa quilómetros, sessenta professores esforçam-se para educar mais de 4.000 crianças. Só há um professor oficial, todos os outros são "maitres-parents": jovens e adultos da aldeia que fazem o que podem para dar um pouco de instrução. E com frequência trabalham durante todo o ano sem que a comunidade da aldeia lhes dê coisa alguma ...
Graças ao apoio da ONG Cordaid (a Cáritas holandesa) podemos pagar uma pequena quantidade mensal de 15.000 francos (uns 22 euros). É pouco, mas já é muito para as famílias dos professores.
A aldeia de Koui é tranquila, e os professores estão muito contentes. Reúno-me com eles, explico-lhe o sentido e as condições desta ajuda, e pela tarde volto a Bozoum.
E depois deste flash de luz e esperança, nos dias seguintes chegam muitas notícias más
No Domingo à noite a Irmã Inês, uma religiosa espanhola de 77 anos, foi assassinada em Nola, a 600 quilómetros de Bozoum. Provavelmente trata-se de um ato de vandalismo, ou talvez de um assassinato ritual.
Na terça e quarta-feira, apesar dos recentes acordos de paz de Cartum (ou talvez, precisamente por causa deles?), alguns grupos rebeldes provocam ataques e massacres: em Pauoa (140 quilómetros de Bozoum) há 30 mortos. Os rebeldes 3R (os mesmos que estão instalados em Kouui) atacaram Loura (170 quilómetros) onde mataram mais de 20 pessoas, e em Bohong deixaram pelo menos 30 vítimas.
 E, entretanto, os estragos da extração de ouro continuam sem alterações….

Scuola di Sambai
école de Sambai


 
Koui

cappella di Ferme Sarki
Chapelle de Ferme Sarki








Sem comentários:

Enviar um comentário