Páscoa adiada
“E sala Pâque awe!” (celebramos a Páscoa): é a aclamação espontânea de muita gente em Bozoum, porque finalmente conseguimos celebrar os batismos.
O caminho de preparação para o batismo é bastante longo. Para os jovens, são quatro anos de formação, enquanto que para os adultos são dois anos, mas mais intensos.
A celebração dos batismos, normalmente, têm lugar na Solene Vigília da Páscoa. Este ano, por causa do Covid 19, tivemos que suspender a celebração, e estamos a celebra-la nestes dias.
Na Igreja assinalamos os bancos, para respeitar a distância de 1 metro entre uma pessoa e outra. Os acólitos têm máscaras, enquanto que para os fiéis estamos a confeciona-las.
Deste modo no sábado pela tarde, 20 de junho, às 16,30 começamos a Eucaristia na qual tivemos a graça de celebrar setenta batizados, nove primeiras Comunhões e nove casamentos.
Pela manhã, no Domingo 21, os batizados estavam presentes, todos vestidos de branco, e o resto da Comunidade pode acolhê-los (com a devida distância) com afeto e a oração.
E como sempre, depois da Missa, a cidade se encheu de Cânticos, que acompanharam os novos cristãos
Hoje, quinta-feira, 25 de junho, celebrámos a Missa Crismal. Normalmente esta Missa é Celebrada na Quinta-feira Santa; este ano foi adiada. E hoje reunimo-nos perto de uns quarenta Sacerdotes à volta do Sr. Bispo na Comunidade cristã de Bouar. Ma Missa os Sacerdotes renovaram os seus Compromissos, e de seguida o Sr. Bispo benzeu os Santos Óleos que se usarão nos diferentes Sacramentos: o Óleo dos enfermos; dos catecúmenos e do Crisma
É Páscoa! Ainda que o coronavírus avança (ultrapassamos a barreira dos 3.000 casos na África-Central), Cristo permanece a Vida do mundo e de cada homem.
Chierichetti e maschere Servants et masques |
Bozoum: misure Covid19 Bozoum: les distances pour la Covid19 |
Bouar |
L'olio per l'Unzione dei malati, l'olio dei catecumeni e il Crisma L'uile pour l'Onction des malades, l'huile pour les cathécumènes et le St.Chrème |
Sem comentários:
Enviar um comentário