De 1.288 a 2.088
Infelizmente a crónica da semana está ainda marcada pelo aumento de casos do Coronavirus. Numa semana aumentou 800 casos, passando de 1.288 casos a 2.088.
Os nossos esforços são constantes para tentar contra-atacar. Terminamos à muito pouco tempo a formação para os cinquenta animadores, previstos no projeto em colaboração com a Cáritas da USA (CRS). Na sexta-feira e no sábado estavam em formação, em Bozoum, os animadores de Bozoum e Bossemptele, enquanto que na terça e quarta-feira era o turno dos de Bohong, Bocaranga, Ndim e Ngaundaye.
Precisamente para organizar esta última formação, segunda-feira de tarde fui mandado a Bocaranga. O estado das estradas continua cada vez pior; levei quase quatro horas para percorrer 125 quilómetros. Novamente em Bocaranga, a estrada é ainda pior.
Terça-feira fui rapidamente a Ngaundaye (80 km de Bocaranga) e depois a Ndim, para voltar pela tarde. Estas visitas permitem-me ter uma ideia da situação, e de procurar encontrar alguma solução. Por exemplo, em Ngaundaye, uma aldeia na fronteira, receberam só 25 testes rápidos para o Covid 19... e é uma zona de passagem para os Camarões (o país vizinho tem quase 9.000 pessoas contagiadas).
Quarta-feira pela manhã terminamos a formação, e eu parti para Bouar.
Mas há muita, muita tensão, porque um dos (muitos) movimentos rebeldes, chamado 3R, tinha atacado, durante a noite, entre segunda e terça-feira, um campo militar em Bouar. Curiosamente, ao longo de quase 600 quilómetros percorridos nestes dias, vi pelo menos uma meia dúzia de homens armados…
Em Bouar pude ver parte do material que compramos, com a ajuda de a CEI e da Cáritas italiana, para alguns hospitais. Infelizmente o encerramento das fronteiras e dos aeroportos torna muito difícil a chegada do material de proteção e dos cuidados. Mas, com a ajuda de Deus, conseguiremos.
Bozoum |
Ngaoundaye |
Formazione a Bocaranga Formation à Bocaranga |
Sapone e materiale per la lotta al Covid19 Savon et materiel de protection pour la lutte contre le Covid19 |
Sem comentários:
Enviar um comentário