Número total de visualizações de páginas

domingo, 18 de outubro de 2020

Adiante!

 

 

Adiante!

Esta semana está quase toda ocupada pela Sessão Pastoral diocesana. É uma reunião que todos os anos, no início das atividades pastorais, reúne os Sacerdotes, religiosos e religiosas, catequistas e pessoas empenhadas nas várias paróquias, para uns dias de reflexão e intercâmbio.

  Deste modo aproveito a viagem para voltar a Baoro, onde passei o dia de terça-feira com o Pe. Maurício. Ele apresentou-me o trabalho que me espera: há 17 aldeias seguidas e acompanhadas pelo sacerdote. Em nove destas estão as escolas das aldeias que os nossos missionários organizaram em colaboração com os Pais das crianças. Estas escolas permitem, na região de Baoro, a que 1.700 crianças, recebam um mínimo de educação escolar. Além destas escolas, há também cinco jardins-de- infância (com 170 alunos).

Dialogamos com ele e com o coordenador, Simplício, sobre como organizar a reabertura, e como envolver os Pais, e as aldeias, para que venham rapidamente em grande número inscrever os filhos.

Com o Pe. Maurício falamos também sobre a Escola Mecânica, que forma à volta de sessenta jovens neste sector. É um curso de dois anos e, no final, os jovens saem com uma boa preparação para poder concertar carros, motos, e outros recursos.

Quarta-feira de manhã, fui a Bouar, onde participei na Sessão Pastoral. Somos muitos, (cerca de oitenta), foram quatro dias de trabalho. Há alguns temas importantes (a ecologia integral, segundo a Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco, e a autonomia económica das paróquias). Seguimos logo com a apresentação das diversas atividades paroquiais e comissões, procurando ler o que sucede no país, e de nos enchermos de fé, esperança e caridade para as comunidades que nos esperam.

No Domingo 18 de outubro, dia missionário mundial, a Sessão será encerrada com uma solene celebração, na qual o Bispo consagrará a Diocese de Bouar ao Menino Jesus.

Adiante!





Baoro

Session Pastorale - Bouar 2020



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário