Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Fuma ch'anduma (Temos que andar)

 


Fuma ch'anduma (Temos que andar)

Algumas notícias sem importância, e logo a seguir a notícia mais importante, que muitos receberam já por e-mail, ou lido no Facebook, ou em outra qualquer parte.

Notícias superficiais:

Nestes dias estão-se realizando as provas de exames finais. Também os alunos do nosso Liceu Santo Agostinho estão implicados nisso. As provas são todas escritas, e a correção realiza-se na capital. E dentro de 3 a 4 semanas anunciar-se-ão os resultados, na Rádio Nacional.

Na terça-feira fui de Bouar a Baoro. Em Bouar tínhamos uma reunião com o Sr. Bispo, juntamente com outros Sacerdotes da Diocese. E em Baoro… será a minha próxima Comunidade dentro de algumas semanas. E esta é a:

Notícia importante:

Dezassete anos.

Desde há dezassete anos que estou em Bozoum: sou pároco, e não só.

E nas próximas semanas, mudarei de Bozoum para Baoro, outra Missão, a 180 quilómetros daqui.

É o que me pedem os meus Superiores, e obedeço com agrado, ainda que não me seja fácil.

Com agrado, porque conto mais com Éle que comigo: Deus não se engana, e pôr-se nas Suas mãos é uma das coisas mais inteligentes e emocionantes que o homem pode fazer.

Com agrado, porque estar demasiado tempo num lugar, pode acontecer que a pessoa se torne negligente, apague o entusiasmo e se renda à rotina.

Com agrado, porque se trata de uma experiência nova: trabalharei nas aldeias e nas pequenas Comunidades Cristãs, nas escolas destas aldeias, e em tudo o que possa fazer.

Não é fácil, porque estive dezassete bons anos, ainda que difíceis. A paróquia de Bozoum é uma Comunidade comprometida. E a esta se uniram, com o tempo, muitas realidades que as pessoas daqui e muitos amigos espalhados pelo mundo, permitiram sonhar e realizar.

Não é fácil partir e deixarem-me partir.

Não é fácil, porque muita gente, crianças, jovens e adultos, se uniram a mim, e eu a eles e será difícil dizermo-nos adeus.

Não é fácil, porque muitos conhecem Bozoum e Pe. Aurélio como se fosse uma só coisa…

Confio muito em quem me substituirá como pároco, e pouco a pouco a Comunidade, juntamente com o povo de Bozoum, e com a ajuda e a oração de todos vós, continuará o que começamos.

Bozoum não acaba com a saída do Pe. Aurelio. Ao contrário.

De qualquer modo continuarei a dar uma ‘mãozinha’, e ajudarei também em alguns projetos (Feira Agrícola em primeiro lugar) e outras iniciativas.

Mas é justo, bonito e maravilhoso que se vire a página e se escreva outra. Aliás… outras

E agora: fuma ch’anduma (como dizemos em piemontês): Sigamos em frente!

E peço uma oração por mim, e especialmente por Bozoum!

A FOTO DO MENINO COM O GALO REFERE-SE A UM MOMENTO GIRÍSSIMO DE 2017: 50 Km. por um galo.

Numa tarde de um Domingo (agosto de 2017), quando entrava no Cartório Paroquial, aproximou-se um menino, acompanhado pela sua mãe. Teria entre dois a três anos, e andava orgulhoso com um galo no braço, (que era quase tão grande como ele). Não entendi se o queria vender, ou o que fazer com ele, e então a sua mãe interveio e explicou-me. Disse-me que há meses que o menino queria ver o Pe. Aurélio, e que fazia birra se não o levasse! Então a sua mãe aproveitou a ida do Pe. Norberto a uma aldeia (a 50 quilómetros) para celebrar a Missa, e pediu uma boleia para Bozoum. E galo??? É um pequeno sinal, mas um grande ‘presente’. Emocionou-me….

P.S.: Irei para Baoro em novembro, assim ainda estarei por aqui algum tempo.

P.S. 2: Muito obrigado, de todo o coração pela avalanche de afeto, mensagens e orações que tenho recebido nestes dias. Deus é bom!

P.S. 3: Conto, se possível, continuara a escrevendo o blog….

I nostri candidati alla Maturità
Nos candidats au BAC




Baoro



Baoro


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário