Contagem regressiva
Passei as últimas semanas em Bozoum… e o tempo passa velozmente. Domingo 15 de novembro saudarei, com poucas palavras, na Missa das 8,30h. a Comunidade de Bozoum, e nos dias seguintes irei a Baoro, para ver o que é necessário fazer também ali…
No Domingo celebramos a Solenidade de Todos os Santos, que nos recorda que todos, também nós precisamente, estamos chamados a viver plenamente a vida que Deus nos ofereceu; que nos recorda que os Santos são muitos (também a nós justamente: o Apocalipse afirma que “não se podem contar”), e que entre as pessoas que nós encontramos durante vida, há muitos santos, na verdade são muitos!
Na segunda-feira celebramos a memória dos fiéis defuntos. Na Missa lemos os nomes de todas as pessoas da paróquia de Bozoum que nos deixaram este ano, mas também rezamos por todos os mortos, especialmente pelos que, neste tempo da Covid, viveram sozinhos este momento. Por outro lado, aqui em Bozoum, precisamente nestes dias recebemos a notícia da morte da Ir. Lidia no Congo, depois duma longa enfermidade. Tinha vivido e trabalhado aqui em Bozoum desde 2015 a 2018, especialmente como enfermeira.
Terça-feira chegou o Pe. Marcos Poggi, que me substituirá como pároco aqui em Bozoum. Encontra-se aqui há alguns dias como “aprendiz”, para ver como fazer e organizar a vida da paróquia, e também das escolas, dos pobres, e tudo o que constitui a vida de um pároco em Bozoum.
Trabalhar com ele permite-me igualmente refletir sobre muitas coisas feitas neste ano, e acompanhá-lo para que a vida em Bozoum não se trone demasiado difícil.
Hoje, quinta-feira 5 de novembro, chegam finalmente os resultados dos exames finais do Liceu. Na África-Central, estes exames, por causa da Covid, tinha passado para os princípios de outubro. Os exames, todos escritos, foram corrigidos em Bangui, a capital. Os resultados foram, infelizmente, um desastre: em geral, só 20-30% dos alunos conseguiram passar. Mas para os alunos do nosso Liceu de Santo Agostinho, os resultados foram bons: dos 23 alunos, 16 foram admitidos, (70%), e sete poderão voltar a fazer exame sobre algumas matérias, uma espécie de segundo turno. Ninguém foi excluído.
Sr Lydie con Chiara (foto Paolo Silvestro) |
Liceo St.Augustin, aula computer Lycée St.Augustin, salle informatique |
Sem comentários:
Enviar um comentário