Número total de visualizações de páginas

domingo, 15 de novembro de 2020

Lentamente, mas correndo...

 

Lentamente, mas correndo

Dias de saudaçãos e de despedidas e até logo estes foram os dias desta última semana em Bozoum.

Às vezes é uma mãe, como Susana, que me trás um saco com dez quilos de arroz que ela produziu e, e alguns legumes da sua horta. Ou então uma Avó, com um galo. Gestos simples, mas cheios de muita emoção, de parte a parte (e não perguntei ao galo, mas talvez ele também esteja emocionado. De qualquer modo  convidei-o para mesa!...).

 Os alunos do nosso Liceu de Santo Agostinho, que na segunda-feira pela manhã, ao hastear a bandeira, leram um discurso. Aos seus Professores que hoje pela tarde me convidaram para um momento de partilha e me ofereceram uma estátua de um velho sábio (paciência com o velho, mas sábio!... ainda).

Quando celebro a Missa há Domingo, há dois momentos de modo particular: quando volto ao Altar, depois da aspersão, no Kirie, e depois da distribuição da Comunhão.

No início da Missa, pedimos perdão pelos nossos pecados. Depois o Sacerdote passa e benze os fiéis com Água Benta, símbolo do Batismo. Quando volto ao Altar, sinto uma gratíssima impressão: a de estar, eu  e as pessoas presntes, limpas e perdoadas.

E depois de ter distribuído a Eucaristia, o Corpo de Cristo, sempre reservo a parte mais bela para mim: levá-lA aos doentes, pobres e quantos não se podem mover. Depois volto ao Altar, e não sou eu quem leva a Jesus, mas sim, é Ele que me lava a mim. Que leva a todos!...

  Termino com uma bota notícia:

"Esta semana, na República Checa sai o livro, "Comenio gioirebbe. La storia di SIRIRI“ (Komensky by zajasal. Pribeh SIRIRI), o qual fala da SIRIRI, uma ONG checa que ajuda as Missões Carmelitanas na República Centro-Africana. O livro foi escrito por Ludmila Böhmova com a ajuda de Katerina Lachmanova, autora de vários livros de espiritualidade, que convidou a Ludmila a contar esta interessante história.

O livro apresenta os princípios e toda a aventura de SIRIRI desde 2006, mas não só isso. Também se refere aos trabalho dos Missionários dos Carmelitas na República Centro-Africana em particular o ministério do Pe. Aurelio em Bozoum, iniciador e garante da maior parte dos projetos SIRIRI. Durante os últimos 15 anos se conseguiu levar a cabo juntamente vários projetos. No início tratava-se da construção e colaboração para o centro de Órfãos, Arc en ciel, mais tarde foi o Liceu de Santo Agostinho e o Foyer para os alunos. SIRIRI conseguiu o dinheiro para a construção da Clínica Oftalmológica em Bouar para apoiar o Centro São Michel (para as pessoas de AIDS). SIRIRI sustem regularmente também o funcionamento do Liceu, o Centro Cana e a escola para os mecânicos em Baoro, etc.Nos últimos anos,o SIRIRI desenvolveu e introduziu nas escolas o programa“apprendre en jouyant“ (Aprender jogando) baseado nos princípios pedagógicos de Comenio (daí o título do livro).

O livro (em checo) pode-se encontrar aqui: https://www.siriri.org/rukuvruce/index.php?route=product/product&path=76_78&product_id=239

 

 
 
 
Con gli insegnanti del St.Augustin
Avec les enseignants du Lycée St.Augustin
Mario, al tornio, a Baoro
Mario, au tour, à Baoro
 

 

 






 

 

 

  



Sem comentários:

Enviar um comentário