Número total de visualizações de páginas

domingo, 5 de dezembro de 2021

Irmãs e Irmãos

 

 

 

Fiori di caffé
Une fleur de café
 

Irmãs e Irmãos

Encontro-me aqui, com imensas notícias para a informação da semana Domingo 28 de novembro celebrei a missa em Bawi, uma aldeia que fica no caminho que vai para Bangui, onde tive a alegria de bautizar quatro meninos. 

Segunda-feira fui novamente a Bangui, juntamente com o P David Sollami (vice-procurador das Missões). Saímos às 5 horas, e às 6 chegamos a Bangui, apesar dos 400 quilómetros de distância e das péssimas condições, em que se encontram as estradas ,(pelo menos em  80 quilómetros)

Imediatamente visitamos a obra do novo convento, cujos trabalhos estão a correr bem.

Pela tarde baixei ao aeroporto, onde tive a grande alegria de receber a Marisa e o Flavio: a minha irmã  e o seu marido. Estarão aqui dois meses (e...já os pus a trabalhar).

É um grande prazer acolhê-los e partilhar a vida missionária com os amigos, e mais ainda, poder fazê-lo com a minha irmã. Nascemos com um pouco mais de um ano de diferencia, e por isso crescemos juntos, até que entrei no seminário. Mas a nossa união continuou.

Acolhe -la a ela e ao Flavio, é como ter a família toda aqui. E também por nos trazer o afeto, a amizade e outras muitas coisas necessárias, da sua parte, mas também do meu irmão Giovanni e da sua mulher e sobrinhos.

Juntamente com eles  chegou também Giovanni, o arquiteto que  projetou o novo convento de Bangui. Os trabalhos estão avançar com rapidez, e as suas visitas permitem- nos fazer o balanço  da situação e de discutir sobre as várias modificações  que a preciso fazer, e os detailes que há que precisar.

Passamos muito tempo na obra, para comprovar, medir e falar, com os responsáveis da empresa.

Quarta-feira 1º de dezembro é o aniversário da proclamação da República Centro-Africana, que teve lugar em 1958, precedendo dois anos a Independência. É uma festa muito vivida e sentida, caraterizada por momentos de oração e suplicas, de festa e de desfile, onde desfilam militares, empregados do estado, escolas sociedades desportivas, etc.

A festa é no 1° de dezembro, mas desde alguns anos prolonga- se por vários dias, e cada cidade tem que celebrá-la em datas que agradem às autoridades: por isso, aqui em Bangui é no dia 1º de dezembro, em Bossemptele será no dia 3; 4/ 5 em Bouar, no dia 11 de dezembro em Baoro. Mas sempre a festa do 1º de dezembro.

Fiquei bastante tempo em Bangui, e só saí este manhã, terça-feira.

Agora estamos aqui, em Baoro, juntamente com Marisa e Flavio e a comunidade,  assim vamos avançando.


Bawi



Il cantiere del nuovo convento di Bangui
Le chaniter du nouveau couvent de Bangui



1èr décembre

Caffé: frutti e fiori
Café: fruits et fleurs

Marisa, Flavio e Giovanni



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário