Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de novembro de 2021

Visitas

 

 

 

Visitas

Em muitos país,o Papa envía os seus "Núncios" –embaixadores– que desempenham uma dupla missão,na igreja e nos governos para onde são enviados. Também  aqui na África-Central há uma  Nunciatura, e justamente nestes dias a nossa Diocese de Bouar recebei o Sr.Núncio Mns. Santiago Wit Guzmán, espanhol, natural de Valência, que estará a fazer a visita durante una semana.

Visitou algumas cidades e comunidades da diocese  (Niem, Baboua, Baoro) e na última quinta-feira  passada veio para estar conosco, acompanhado do Bispo de Bouar, Mons. Mirek Gucwa. Acolhemo-lo com a celebração das Vésperas, e em seguida jantamos juntos. No sábado de manhã celebrou a missa das 6, horas para sair logo às 9' horas e continuar a sua visita no resto da diocese.

A visita do sr. Núncio é um momento de festa, porque nos trás o abraço do Papa e de toda a Igreja. Um Igreja que, especialmente aqui na África-Central, está muito comprometida com os mais pobres.

Domingo pela manhã celebrei a missa na pequena aldeia no de Barka Bongo, e depois segui para Bangui, para visitar a obra do, novo convento.

Em Bangui recebi o P. David Sollami, que é o responsável da nossa Procuradoria de Arenzano. Terça-feira de manhã fui com ele para  Baoro. Paramos a saudar os alunos das nossas escolas. Há já mais de 1.900 crianças, entre os jardins-infantis (umas 200) e as escolas do ensino básico (mais de 1.700). Nos dias seguintes o P. David visitou algumas delas, sobretudo para tirar fotos às crianças, para os que as acompanham com no projeto da "Adoção à distância".

Na tarde de sábado chegaram os catequistas para a escola de "Nerviano" (é o nome da estrutura que os acolhe, chamada assim desde à alguns anos pelo grupo missionário da localidade homónima em Itália).

No total são 13 famílias, provenientes de Bocaranga (7), Wantigera (1), Bozoum (2) e Baoro (3). Os catequistas estão aqui com as suas mulheres (uma cada um) e com os seus filhos (uns 60).

Terça-feira começam as aulas de formação para os catequistas (dadas pelo P. Miguel), entretanto as mulheres, pela tarde, vão aprendendo algo sobre costura, tecelagem, puericultura e culinária.

Quando passei  a cumprimentá-las, vías  a trabalhar com agulhas de tricotarr: graças a todos aqueles que se sacrificaram para as  fazer chegar.

São acompanhadas particularmente pela Sr. Biagina:  sábado pela tarde fui com ela para conhecer as famílias dos catequistas recém chegados. E junto das crianças e suas mães, por uns momentos a Sr. Biagina esquecei  os seus 70 anos, e parecia ter uns  trinta a menos.

As crianças e as mães são uma excelente cura de renovação.


Baoro
Il Nunzio e il vescovo di Bouar
Le Nonce et l'éveque de Bouar


Macchinari dalla Russia per...?
Des machines russes pour l'exploitation de...?


Sr Biagina




Formazione delle mogli dei catechisti
Formation pour les femmes des catéchistes


Il cantiere di Bangui

Dobere


P.Davide Sollami

Kouisso Baguera


 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário