Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Em caminho para a Páscoa.

 

 

 

 

 

Em caminho para a Páscoa.

Aqui estamos, na Semana Santa: tempo de graça  tempo sobretudo do "grande amor de Deus por nós "(Paulo aos Efésios, 2,4).

No sábado passado fiquei  em Bayanga Didi, uma aldeia a 80 quilómetros ao sul de Baoro. Passei a tarde com os catequistas e com a comunidade.

 Domingo pela manhã foram as confissões, e às 10h voltamos ao centro da aldeia. Aqui benzemos os ramos e as palmas (algumas estavam entrelaçadas), e a seguir fomos em procissão para a igreja. Foi um momento muito emotivo, que nos fez voltar a 2000 anos atrás, quando os habitantes de Jerusalém aclamaram Jesus, justamente um dia antes de condena-Lo à morte.

Entramos na igreja, onde as mulheres tinham, colocado no chão tecidos coloridos, como fizeram á 2000 anos.

Hoje é quinta-feira Santa. Dentro de pouco tempo irei para Bawi, onde celebrarei a missa que nos recorda a Última Ceia, com Jesus que lava os pés aos apóstolos, antes de instituir a Eucaristia, o Sacramento da Sua Presença. Por Amor.

Na manhã do, Sábado Santo: recordamos o  Homem, Jesus, que se oferece em sacrifício na Cruz. Por Amor.

O Sábado Santo, é também o dia do silêncio: tudo parece estar em suspenso, e durante a noite a criação explode de alegria porque Ele ressuscitou.

No ano passado participei na Vigília Pascal na minha paróquia de Cuneo (Imaculado Coração). Dom Carlo fez uma homilia belíssima (https://youtu.be/Z2gE422Vfm8 ), na qual fazia e nos fazia esta pregunta: "Por que ressuscitou? Muitas propostas, mas a resposta é só uma: Ressuscitou porque nos ama! Porque Deus se identificou com o Homem que amou até á última gota do seu sangue

 Feliz Páscoa!


Bayanga Didi, domenica delle Palme
Le dimanche des Rameaux à Byanga Didi







 

Sem comentários:

Enviar um comentário