Número total de visualizações de páginas

domingo, 3 de abril de 2022

Via crucis

 

 

 

Mario Mazzali e Marco al lavoro
Mario Mazzali au travail avec Marco
 

Via crucis

 Com a guerra civil que estalou em 2013 e obrigou centenas de milhares de pessoas a fugir. Muitos abandonaram as suas casas e as suas terras  e foram para outros destinos aqui na África-Central (os refugiados internos) e muitos outros  abandonaram o país.

O número da população hoje,  anda à volta de cinco milhões de habitantes, e há perto de 632.000 refugiados internos e 738.000 no exterior (mais de 27% da população).

Neste período da Quaresma, entre outras coisas, temos a celebração  da  Vía Crucis: uma oração sobre os passos da paixão de Jesus. Na  África-Central é  uma oração muito querida e participada.

Mas há muitíssimas pessoas que vivem o sofrimento na sua própia pele. e cada dia têm a sua própria Via Crucis.

Segunda-feira 28 de março chegou a Baoro o cardeal Nzapalainga, Arcebispo de Bangui. Uma personalidade muito forte, que se distingue claramente no país. Veio para ter uma reunião com os refugiados, tanto os que ficaram no país como os que tinham saído da África-Central.

Pela tarde fomos ao  encontro da comunidade muçulmana que, depois de ter vivido cinco a seis anos nos campos de refugiados nos Camarões voltaram ao país, e optaram viver em Baoro. São mais de 2.000 pessoas, com muitíssimas crianças. Foi um bonito encontro, que permitiu a estas pessoas poderem expressar as sus dificuldades e os seus desejos.

Quarta-feira parti para Bangui, para a chegada de Giovanni Grossi Bianchi, o arquiteto que realizou o projeto do novo convento do Carmelo. Trabalhamos muito estes dias para ver neste momento a situação e avaliar o avanço dos trabalhos.

Foi precisamente por causa destes trabalhos e reuniões da empresa construtora...que demorei um pouco mais o blog.




Via Crucis


Incontro del Cardinal Nzapalainga con la comunità musulmana dei rifugiati ritornati
Rencontre du Cardinal Nzapalainga avec la communauté musulmane des refugiés retournés






Bangui - il nuovo convento
Bangui - le nouveau couvent

 


Sem comentários:

Enviar um comentário