Número total de visualizações de páginas

sábado, 5 de novembro de 2022

Evangelho rural

 

 

 

Evangelho rural

  A formação dos conselheiros das diversas comunidades, e das esposas dos catequistas terminou no sábado pela manhã. Os conselheiros saíram de manhã, as mulheres ficaram ainda a  trabalhar com a  irmã Biagina: todas com as suas agulhas de tricot  nas mãos,  e algum novelo de lã chegado nos últimos contentores (graças, e se tiverem mais algum...).

Sábado, pelas 14 horas saí com os catequistas das povoações mais distantes, para alguns dias de trabalho pastoral até terça-feira. chegámos a Yoro, que fica a 75 quiilómetros, às   17h, e aqui passei a noite.  O alojamento é um pouco espartano, mas está bem assim.

No domingo 30 de outubro, depois de duas horas de confessionário, celebrei a missa na capela da aldeia. E de tarde tivemos uma reunião com os conselheiros e catequistas das aldeias, para fazer a avaliação sobre a formação recebida e, sobretudo para tentar pô-la em prática. Por volta das 18 projetei um filme, para adultos e crianças.

Segunda-feira 31 de outubro fui a Sinaforo. Como ainda estamos na estação das chuvas, não se pode passar na estrada de carro, tive de ir a pé. São sete quilómetros. Cheguei às 8,30 á pequena aldeia. A capela está feita com terra, e a cobertura é feita de chapas velhas. Hoje com a chegada do sacerdote há um pouco de festa na aldeia: entre outras coisas lemos o evangelho de Zaqueu, parece-me estar vendo a Jesus chegar a Jericó, há 2000 anos.

Volto a Yoro, sempre a pé, pelas 13h, e depois de um pouco de repouso vou para Bayanga Didi, entretanto chegam ao pequeno dispensário dois doentes que necessitam de alguns remédios. Ao chegar vejo o luminoso da luz que brilha junto ao sacrário, pequeno sinal da grande presença de Jesus Eucaristia nesta aldeia.

Também aqui projeto um filme, entretanto reúne-me com o catequista e a comunidade. Passei a noite aqui, e na terça-feira 1º de novembro celebramos a missa da festa de todos os Santos. Continuam os encontros e debates, que se centram sobretudo na escola: tanto aqui como em Bayanga Didi (onde abrimos o jardim infantil no ano passado), como em Yoro as escolas estão fechadas. Ainda não veio o diretor de Yoro, nem as autoridades (Inspetor, subprefeito, responsável da circunscrição) olhem a ver se os vem, os meninos não vão à escola há um ano

Estou pensando fazer algo... Vamos ver!

Voltei a Baoro na terça-feira de tarde, com uma doente, farei tudo para que o médico a veja . Para fazer algum tratamento a necessário deslocar-se a dezenas e centos de quilómetros de distância , pois os hospitais são poucos ...

Continuo a seguir as diversas obras, especialmente as dos desenhos didáticos que estamos fazendo nas escolas, graças à ajuda da ONG SIRIRI.OPS.

 

 



Bayanga Didi



Sinaforo


Strada/sentiero per Sinaforo
Route/sentier pour Sinaforo



Yoro

Yoro

Disegni didattici
Fresques didactiques - Bawi

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário