Número total de visualizações de páginas

sábado, 19 de novembro de 2022

O belo do trabalho. E o trabalho do belo.

 

 

O  belo do trabalho. E o trabalho do belo.

  Entre muitas coisas, nestes dias estamos restaurando uma escola, em Samba Bougoulou, e uma igrejita em Kuisso Baguera.

Estou convencido de que viver em ambiente bonito e colorido, já é um elemento educativo muito importante. Especialmente num país como a África-Central onde os edifícios importantes e bem conservados são muito poucos. Em algumas povoações a capela e a escola são os únicos edifícios sólidos e destinados a durar no tempo. E a beleza é uma linguajem divina.

Em Kouisso Baguera, a poucos quilómetros de Bouar, estamos limpando e decorando a igreja para que se converta em um pequeño santuário mariano. E o pedido foi de dois antigos alunos, Carlomagno e Alexis; disse-lhes que pensem em como apresentar na África-Centra a María Auxiliadora. E têm-no feito com entusiasmo e sentido religioso.

No domingo celebrei a missa em Dobere, a 50 quilómetros de Baoro. Infelizmente a estrada está a ser renovada, despois dos trabalhos mal feitos e realizados por uma empresa de Bangui ("A semente"), com um grande financiamento da Banca Mundial.

Segunda e terça-feira estive em Bangui, para a reunião da obra, e para colocar os tubos para a instalação elétrica.

E a partir de segunda-feira até domingo começamos uma bonita formação para sesenta jovens, provenientes dos grupos corais de várias povoações os cânticos litúrgicos,aqui na África- Central,  são uma oração que toca o coração, o espíritoe o corpo..

Hoje quinta-feira, fui a Yoro e a Bayanga Didi, as duas aldeias mais distantes, para fazer uma reunião com a comunidade local e ver o que fazer  para reparar as escolas, que estão fechadas à quatro anos (para Bayanga Didid) o que funciona mal )em Yoro).

Tivemos uma reunião em Yoro,onde chegei depois de duas horas e meia de estrada (74 quilómetros) e outra rápidamente em Bayanga Didi. A ideia de ajudar com uma pequena ajuda mais dos voluntários. A comunidade local vai fazer o que puder, mas será bom que tenhamos o mínimo de segurança económica para nos podermos dedicar ao ensino. E estou seguro de a providência não faltará, como habitualmente para nos apoiar.

 

 

 

 


 

Kouisso

 

 

 

Samba Bougoulou

 


Scuola di Bayanga Didi
Ecole de Bayanga Didi


Yoro

Formazione cori
Fprmation chorales

Strade
Routes

Caffé







Dobere


 

Sem comentários:

Enviar um comentário