Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de julho de 2024

Itália

 

Fontanelle di Boves

Itália

Aqui estou eu no final desta curta estadia na Itália.

Quando cheguei a Turim na quinta-feira, 11 de julho, fui recebido por minha irmã Marisa e seu marido Flávio. Cumprimentamos alguns amigos da zona e continuamos para Turim, onde nos encontramos com as irmãs e padres carmelitas. Este é o primeiro de muitos encontros festivos que Vou viver estes dias.

Na sexta-feira, saudei o Bispo de Cuneo, porque a Diocese decidiu acolher generosamente um dos nossos seminaristas de Bangassou para que ele possa frequentar o  seminário aqui e completar seus estudos em Teologia.

No sábado, 13 de julho, às 21h, assisti à procissão da festa de Nossa Senhora do Carmen: Muita gente e muita oração.

No domingo celebrei na Paróquia Imaculado Coração, onde cresci, recebi a minha primeira comunhão e minha confirmação. É um momento lindo de celebração, com muitos amigos e Família. E em memória dos meus pais, que rezaram e celebraram aqui nesta paróquia, que nos recebeu aqui pela última vez, no dia do seu funeral, há alguns anos.

Na terça-feira iniciei uma série de celebrações e visitas aos Irmãos da Província dos Carmelitas. Comecei com as irmãs e os pais de Savona e, à tarde, celebrei a missa festa da solenidade de Nossa Senhora do Carmo.

Na quarta-feira fui a Boca de Magra e na quinta-feira estive em Génova, no convento de Santa Ana. À tarde visitei as irmãs carmelitas, depois de visitar Monsenhor Armando Gianni, Bispo emérito de Bouar.

Na sexta-feira estive em Arenzano e depois no deserto de Varazze.

No sábado celebrei a minha primeira ordenação sacerdotal! É um momento muito forte na vida de um bispo e eu tivemos a alegria de ordenar o irmão Francesco, um jovem carmelita que viveu em Bouar, no ano passado.

À tarde partimos para Pallavicino, uma pequena aldeia nos Apennins, onde Enrico Massone, um missionário voluntário de longa data, e Elisabetta, sua esposa, organizaram um jantar para as Missões. Voltei para Cuneo por volta da meia-noite, e no domingo, 21 de julho, Celebrei a missa no Santuário de Fontanelle, criado após a Primeira Guerra Mundial para rogai a Maria Rainha da Paz.

E amanhã, dia 23 de julho, partirei para a República Centro-Africana. Com o coração cheio de reuniões e celebrações, muitas pessoas me acolheram e me abraçaram, que continuam a apoiando-me com a sua oração.


Cuneo



Cuneo - Cuore Immacolato

Bocca di Magra
Genova
Arenzano - Ordinazione Sacerdotale
Arenzano - Ordination sacerdotale
















sábado, 13 de julho de 2024

Primeiras confirmações

 


 

Primeiras confirmações

Agora, começa o trabalho do Bispo!

No domingo, 7 de julho, celebramos a confirmação em Tokoyo, a segunda paróquia de Bangassou. A confirmação é o sacramento que «confirma» o dom do Espírito Santo. O sacramento da «maturidade» cristã. Tal como no Pentecostes os apóstolos receberam o Espírito Santo, assim também os Bispos, sucessores dos apóstolos, são eles que geralmente administram este sacramento.

Antes de chegarem à confirmação, crianças, jovens e a adultos foram seguidos e catequizados pelo sacerdote e os catequistas. Na quinta, sexta e sábado, o Bispo reuniu-se com eles para a última catequese. Às 14h30 reunimo-nos com os 93 confirmados: todos (ou quase) trouxeram o seu evangelho. A catequese é muito simples: ler várias passagens dos Evangelhos, começamos pela encarnação de Jesus e depois passamos para as parábolas.

Houve também  oportunidade para aprenderem a ler os Evangelhos, e encontrarem referências. É magnífico vê-los folheando freneticamente os Evangelhos e correndo através do Evangelho para encontrar a passagem certa.

Assim, deixamo-nos levar pela beleza dos Evangelhos, pelas simples parábolas de Jesus, e partimos com eles para a grande aventura da vida em Cristo!

Na sexta-feira demos continuidade a esta catequese, que terminamos no sábado de manhã, com os pais e padrinhos da Confirmação.

No domingo de manhã, todos estão prontos: às 7h30, a igreja está cheia e iniciamos a celebração, rica e calorosa, com danças, cânticos e muita oração. Os confirmados são muito atenciosos e quase gritam a sua profissão de fé. E é a oração sobre eles: primeiro os padrinhos, que são um pouco como seus pais e mães na fé, depois os Bispos e os sacerdotes impõem as mãos, invocando o dom do Espírito Santo.

E começamos com a unção em si: fazer uma cruz com óleo de crisma, e o Amém falado em voz alta que proclama e confirma o desejo de acolher o dom do Espírito e o compromisso. Após a comunhão, uma dúzia de confirmados levantam-se e anunciam a sua promessa de envolver-se nos diferentes movimentos da paróquia: escuteiros, coro, Legião de Maria...

Às 11h termina a missa: saudações e fotos, depois um momento de calma, antes do almoço com os sacerdotes e catequistas da paróquia

Na segunda-feira, dia 8, parti para Bangui. O voo, que dura 1 hora e 20 minutos, aqui dura mais de 3 horas, o avião pára em Bria e depois em Bambari, antes de chegar a Bangui.

Estou viajando para a Itália, onde estarei por uma dúzia de dias. No dia 16 de julho, em Loano, celebraremos com os irmãos carmelitas da Província, e no sábado 20, em Arenzano, ordenarei meu primeiro sacerdote, o irmão Francisco.



 















 

 

 

 

domingo, 7 de julho de 2024

Grande festa em Bangassou!

 

Grande festa em Bangassou!

Regressar a Bangassou, como bispo, significa também dedicar algum tempo a celebrá-lo com o povo de Deus que me foi confiado.

Há quase dois meses que a comunidade não fica inativa. Uma vez que uma presença maciça em Bangui em 9 de junho não foi possível, então planejamos uma grande celebração em 30 de junho aqui em Bangassou.

Como haverá muitas pessoas, a missa será celebrada ao ar livre. Estamos na estação chuvosa e esperamos que não chova. E assim será: céu nublado, nuvens, mas a chuva não virá até noite seguinte!

Às 6 da manhã uma senhora vem dizer-me que vai trazer-me uma mangueira no ofertório, para plantar. E diz: "Desejo-vos um ministério bom e doce como fruto de manga!" Às 7:30 da manhã estamos prontos: uma longa procissão, com dançarinos, coroinhas, catequistas e cerca de trinta padres. Entre os sacerdotes de Bangassou, um sacerdote de a Diocese de Bondo (Congo, RDC). E também dois irmãos carmelitas, o Padre Mesmin e o Padre Arland, de Bouar e Baoro.

Há muitas pessoas, à sombra de grandes árvores da chshund e grandes toldos. O coro é em forma superior hoje, e todo o lugar em volta vibra com orações, cantos e danças. Lemos o Evangelho de São João, onde conta a pesca milagrosa de grandes peixes e o diálogo entre Jesus e Pedro: «Pedro, amas-me?» E a terceira vez, a resposta de Pedro: "Senhor, tu sabes tudo, sabes que eu te amo!"

Após a comunhão, as diferentes paróquias e movimentos levam dons ao novo Bispo: É comovente ver o carinho e a alegria de tantas pessoas, que doam com alegria e simplicidade.

Às 11h30 termina a missa. São 250 convidados oficiais, mas também jovens do coro e pessoas pobres: é uma festa para todos!

E a partir de segunda-feira começam os trabalhos, as reuniões e as decisões que não são fáceis de tomar: escolas, padres, paróquias.

Muito bom trabalho!