Primeiras confirmações
Agora, começa o trabalho do Bispo!
No domingo, 7 de julho, celebramos a confirmação em Tokoyo, a segunda paróquia de Bangassou. A confirmação é o sacramento que «confirma» o dom do Espírito Santo. O sacramento da «maturidade» cristã. Tal como no Pentecostes os apóstolos receberam o Espírito Santo, assim também os Bispos, sucessores dos apóstolos, são eles que geralmente administram este sacramento.
Antes de chegarem à confirmação, crianças, jovens e a adultos foram seguidos e catequizados pelo sacerdote e os catequistas. Na quinta, sexta e sábado, o Bispo reuniu-se com eles para a última catequese. Às 14h30 reunimo-nos com os 93 confirmados: todos (ou quase) trouxeram o seu evangelho. A catequese é muito simples: ler várias passagens dos Evangelhos, começamos pela encarnação de Jesus e depois passamos para as parábolas.
Houve também oportunidade para aprenderem a ler os Evangelhos, e encontrarem referências. É magnífico vê-los folheando freneticamente os Evangelhos e correndo através do Evangelho para encontrar a passagem certa.
Assim, deixamo-nos levar pela beleza dos Evangelhos, pelas simples parábolas de Jesus, e partimos com eles para a grande aventura da vida em Cristo!
Na sexta-feira demos continuidade a esta catequese, que terminamos no sábado de manhã, com os pais e padrinhos da Confirmação.
No domingo de manhã, todos estão prontos: às 7h30, a igreja está cheia e iniciamos a celebração, rica e calorosa, com danças, cânticos e muita oração. Os confirmados são muito atenciosos e quase gritam a sua profissão de fé. E é a oração sobre eles: primeiro os padrinhos, que são um pouco como seus pais e mães na fé, depois os Bispos e os sacerdotes impõem as mãos, invocando o dom do Espírito Santo.
E começamos com a unção em si: fazer uma cruz com óleo de crisma, e o Amém falado em voz alta que proclama e confirma o desejo de acolher o dom do Espírito e o compromisso. Após a comunhão, uma dúzia de confirmados levantam-se e anunciam a sua promessa de envolver-se nos diferentes movimentos da paróquia: escuteiros, coro, Legião de Maria...
Às 11h termina a missa: saudações e
fotos, depois um momento de calma, antes do almoço com os sacerdotes e
catequistas da paróquia
Na segunda-feira, dia 8, parti para Bangui. O voo, que dura 1 hora e 20 minutos, aqui dura mais de 3 horas, o avião pára em Bria e depois em Bambari, antes de chegar a Bangui.
Estou viajando para a Itália, onde estarei por uma dúzia de dias. No dia 16 de julho, em Loano, celebraremos com os irmãos carmelitas da Província, e no sábado 20, em Arenzano, ordenarei meu primeiro sacerdote, o irmão Francisco.
Sem comentários:
Enviar um comentário