Grande festa em Bangassou!
Regressar a Bangassou, como bispo, significa também dedicar algum tempo a celebrá-lo com o povo de Deus que me foi confiado.
Há quase dois meses que a comunidade não fica inativa. Uma vez que uma presença maciça em Bangui em 9 de junho não foi possível, então planejamos uma grande celebração em 30 de junho aqui em Bangassou.
Como haverá muitas pessoas, a missa será celebrada ao ar livre. Estamos na estação chuvosa e esperamos que não chova. E assim será: céu nublado, nuvens, mas a chuva não virá até noite seguinte!
Às 6 da manhã uma senhora vem dizer-me que vai trazer-me uma mangueira no ofertório, para plantar. E diz: "Desejo-vos um ministério bom e doce como fruto de manga!" Às 7:30 da manhã estamos prontos: uma longa procissão, com dançarinos, coroinhas, catequistas e cerca de trinta padres. Entre os sacerdotes de Bangassou, um sacerdote de a Diocese de Bondo (Congo, RDC). E também dois irmãos carmelitas, o Padre Mesmin e o Padre Arland, de Bouar e Baoro.
Há muitas pessoas, à sombra de grandes árvores da chshund e grandes toldos. O coro é em forma superior hoje, e todo o lugar em volta vibra com orações, cantos e danças. Lemos o Evangelho de São João, onde conta a pesca milagrosa de grandes peixes e o diálogo entre Jesus e Pedro: «Pedro, amas-me?» E a terceira vez, a resposta de Pedro: "Senhor, tu sabes tudo, sabes que eu te amo!"
Após a comunhão, as diferentes paróquias e movimentos levam dons ao novo Bispo: É comovente ver o carinho e a alegria de tantas pessoas, que doam com alegria e simplicidade.
Às 11h30 termina a missa. São 250 convidados oficiais, mas também jovens do coro e pessoas pobres: é uma festa para todos!
E a partir de segunda-feira começam os trabalhos, as reuniões e as decisões que não são fáceis de tomar: escolas, padres, paróquias.
Muito bom trabalho!
Sem comentários:
Enviar um comentário