Número total de visualizações de páginas

domingo, 3 de dezembro de 2017

Festa Nacional








Festa Nacional
Hoje, dia 1 de dezembro, é a festa nacional: faz 59 anos que nesta parte da colónia francesa, da África Equatorial Francesa, se proclamava a República. Dois anos depois, em 1960, tinha lugar finalmente a independencia.
Entre os "Padres" da África-Central, havia também um Sacerdote.  Deste modo o primeiro Sacerdote Centro-Africano, era o Sacerdote Barthélémy Boganda.  Apesar de ter morrido precisamente nesses anos (não podendo ver assim realização do sonho para o qual tanto tinha contribuido enormemente), permaneciam muitas coisas, devidas à sua inteligencia e à sua visão . Entre outras o movimento "UNITÉ – DIGNIDAD – TRABAJO (Unidade, Dignidade, Trabalho) da República.
Precedida de uma longa preparação (especialmente pelo "defilé” –o desfile–), a festa do 1º de dezembro é uma das mais populares.
No dia anterior pudemos distribuir roupas novas às crianças da escola dos refugiados. Pela tarde, na presença de algumas autoridades e de um discreto número de pessoas, celebramos a Missa para confiar a Deus o país e pedir o dom da paz.
Hoje, sexta-feira, 1º de Dezembro, teve lugar o grande desfile, no qual participaram todas as escolas, e também associações e vários grupos.
Um belo momento de festa. Foi como devia ser.




Gauthier

les majorettes














Sem comentários:

Enviar um comentário