Número total de visualizações de páginas

domingo, 10 de dezembro de 2017

O Novo Bispo






In primo piano il nuovo vescovo di Bouar, l'abbé Mirek


O Novo Bispo
 Sábado 2 de dezembro, ao meio- dia, apareceu uma notícia, no Facebook, sobre a nossa Diocese. Está em polaco, mas a tradução automática diz-me que o Papa tinha nomeado  Bispo de Bouar o Sacerdote Mirek. Tentei contactar com ele pelo telefone, que estava ocupado. Mais tarde obtive a confirmação que provavelmente a notícia é verdadeira. E por volta das 12'40h ele mesmo me confirmou, pelo telefone, que a noticia é verdadeira.
 Trata-se de uma grande e boa notícia. A Diocese de Bouar tinha sido criada em 1978, e o primeiro Bispo foi o Capuchino P. Armando Gianni, que esteve à frente da Diocese quase quarenta anos. Construiu a Catedral e o Seminário, e fez de Bouar uma das Dioceses mais vivas, graças à presença de numerosas comunidades de religiosas e religiosos. Depois da Diócese de Bangui, a de Bouar é a Diócese com mais alunos nas escolas católicas. Desde novembro de 2016 estava em Itália por motivos de saúde e a sua renúncia foi aceite, pela Santa Sé, por esses dias. D. Armando Gianni nasceu em 1939.
O Sacerdote Mirek Gukwa, polaco, nasceu em 1963, está na África Central desde 1992, e depois de ter trabalhado como Pároco em Bohong, e depois como Reitor do Seminário, foi Vigário Geral desde 2006.
Nesses anos de guerra e de crise, esteve sempre muito perto de todas as Paróquias, e muito empenhado, juntamente com outros líderes religiosos, em tentar reconciliar as comunidades, e a ajudar onde era necessário.
É uma notícia importante. E estamos muito contentes com esta nomeação. Constitue uma nova página da história da nossa Diocese.
Terça-feira, pela manhã, fui a Bouar. Apressei-me a saudar, o novo Bispo, depois de percorrer alguns quilómetros de estrada. Parei em Baoro, onde esperamos abrir a escola para formação de Catequistas, para todas as Paróquias da Diocese.
Estive, durante estes dias, de viagem aos Camarões, para visitar os nossos jovens que estudam Teologia em Yaundé, a capital.  As estradas são melhores, mas a viagem é longa (quase 1000 quilómetros desde Bozoum), e encontrei nada menos que nevoeiro entre as 5 e as 7 horas da manhã.


il nuovo vescovo con il predecessore
le nouvel éveque avec son prédecessure

Cresime a Bozoum, con il vescovo Armando Gianni (2008)


il nuovo vescovo a Bozoum, per l'inaugurazione della chiesa, ottobre 2016



Membri del movimento Santa Rita
Membres du mouvement Sainte Rita


école catéchistes de Baoro

Camerun


Yaounde



 



Sem comentários:

Enviar um comentário