Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Feliz ano novo!





Feliz ano novo!
Na Àfrica-Central (e não só) o desejo de um Feliz Ano Novo repete-se quase até ao infinito. Começa-se depois do Natal, mas continua a desejar-se ao menos até março.
Neste período de fim de ano vieram visitar-nos as seis Irmãs indianas que estão em Bouar, em Yolé, com o Pe. Marcos Poggi. Com eles fomos visitar, no sábado pela tarde, os arrozais. E as Irmãs, tendo em conta as suas origens, são grandes especialistas em arroz, que o comprovam, o provam e o apreciam.
No Domingo, a Liturgia propôs-nos a Festa da Sagrada Família de Nazaré. No fim da Missa, confiamos todos os casais da Paróquia  à proteção de Jesus, Maria e José.
Começamos o ano tranquilamente. Na cidade nota-se muita agitação: cânticos, bailes, cerveja, jogos e fogo de artifício. No Domingo, pela tarde, reunimos-nos para um momento de Oração e de Adoração, durante o qual demos Graças a Deus pelo ano 2017, e confiamos-lh’E as nossas vidas, a Paróquia e o país inteiro para este novo ano, 2018. E rezamos também para que seja um ano de Graça.
Na quarta-feira, 3 de Janeiro, fui a Bocaranga. A situação melhorou muito. Precisamente nestas semanas, umas 150 famílias saíram de Bozoum, para voltar a Bocaranga, depois de três meses de vida de refugiados. Por ocasião do Natal, graças à ajuda da República Checa, podemos distribuir 8.800 barras de sabão, mais de 7.000 saquinhos de café, cinco toneladas de sal e 4.400 quilos de arroz, a mais de 1.800 famílias. A distribuição fez-se em várias Igrejas e Mesquitas, reunindo deste modo muita gente, sem distinção.
Também isto é feliz Ano Novo!

 











Riso e orti
le riz et les jaridns potagers



Bocaranga

Toilettes con scuola annessa (dovrebbe essere il contrario...)
Toilettes avec école annéxée (ça devrait etre le contraire...)

Incendi in savana (stagione secca)
Incendies en brousse (dans la saison sèche)








Sem comentários:

Enviar um comentário