Número total de visualizações de páginas

sábado, 3 de março de 2018

A Providência existe




A Providência existe
O caminho da Quaresma continua, também aqui em Bozoum. A preparação para o Batismo de uma centena de crianças, jovens e adultos, intensifica-se. Todos os Domingos, depois da Missa, os reúno para uma breve catequese.
Às sextas-feiras, pela tarde, um bom número de cristãos se junta para a Via-Crucis, (o caminho da Via-Sacra, com as 14 estações), onde nos detemos a ler, refletir e rezar sobre a Paixão de Jesus.
Segunda-feira, pela manhã, ponho-me a caminho. Depois de uma breve paragem em Bouar, pela tarde vou até à fronteira com os Camarões. Estou com os PP. Enrique y Ciriaco e Fabricio Belaguina (aluno do nosso liceu "San Agustín"), que agora vai frequentar a faculdade de Economía, da Universidade de Bertoua).
Com facilidade passamos a fronteira, e seguimos até Bertoua, onde passamos a noite. Terça-feira de manhã pusemo-nos em marcha, às 5,30, e ao fim da manhã, muito cedo, estavamos na capital, Yaundé (a 850 quilómetros de Bozoum). Aqui, encontramo-nos, com muita alegria, com os Irmãos Carmelitas que trabalham aqui, em duas casas de Nkoabang (paróquia) e de Nkolbisson (casa de formação). Pela tarde chega de Itália também o P. Javier, nosso Superior Provincial.
Durante dois dias reunimo-nos para debater sobre a colaboração entre as nossas duas delegações: aqui em Yaundé, estão os nossos jovens Religiosos que estudam Teologia, enquanto na África-Central há alguns Jovens camarunenses no noviciado e em filosofía.
Durante estes dias dou-me conta, uma vez mais, de como a Providência de Deus é inesgotável. No sábado, pela manhã, recebia uma boa notícia: a Cooperação Italiana deu o seu acordo para financiar uma foto-impressora para o nosso liceu “San Agustin” (assim poderemos imprimir os textos para a nossa escola). O problema é que os tempos são muito à justa: há um contentor prestes a sair, e o carro (200Kg.) deve estar no armazém  antes de quinta-feira. Ponho-me a caminho, e me fio na Providência, e a ela confio a operação. Há um intercâmbio de mails, chamadas teleónicas, mensagens entre Yaundé, Jartum (Sudán), Bangui, Arenzano, Génova e Milão. E apesar da neve, e dos obstáculos burocráticos, na quarta-feira, pela tarde, o carro está no armazém em Arenzano. Graças a Andrea, Muhameda, P. David, Vicente, Verónica, Tomás, Andrea e Domingo.
E sempre confio o problema do carro, da Cáritas, à Providência; o carro ficou destruido num acidente em janeiro. Tinha tentado pedi-lo a alguns organismos, mas ninguém estava disposto a ajudar-nos. Então lancei uma mensagem no facebok, e em pouco tempo alguns amigos começaram a respoder-me. Sobre os 13,000 euros necessários para pagar o carro (usado) pela Cáritas, já conseguimos angariar 4.513,00€.
Escreve Manzoni na sua novela, “Os Noivos”: “ A Providência existe”.
E é verdade.


Via Crucis

ancora gli orti di Bozoum
toujours les jardins potagers de Bozoum


riunione tra Padri del Centrafrica e del Camerun (e Italia, Nigeria ecc..)
réunion entre Pères du Cameroun et de Centrafrique (et Italie, Nigéria etc)

P.Saverio e p.Domenico







Sem comentários:

Enviar um comentário