Número total de visualizações de páginas

domingo, 11 de março de 2018

8 de março, e os dias antecedentes





8 de março, e os dias antecedentes
Enquanto o caminho da Quaresma continua, e a preparação dos catecúmenos para o  Batismo na Páscoa se intensifica, também em Boozum se celebra a festa Internacional da Mulher.
Mas antes disto, segunda-feira desci a Bangui no avião das Nações Unidas. O tempo estava  mau , e o vôo, com os ruidos, deixaram-me abananado (meio zuca) durante dois dias. Em Bangui deitei uma olhadela à Escola de Agricultura, cujas obras continuam aumentando. E na quarta-feira voltei a Bozoum de carro.
Os preparativos para esta festa duram à volta de uma semana, especialmente no nosso Liceu de San Agustín. A Ir. Anita é a alma destes eventos, além do seu papel de vice-presidente. E com as jovens das escolas-médias e do Liceu preparam um momento de reflexão e de diversão, com canções e, sobretudo, bailes. E os rapazes estão cheios de alegria e entusiasmo.
É também um momento de reflexão. João Paulo II escrevia:
“Graças a ti, mulher, pelo simples facto de ser mulher. Com a percepção que é própria da tua feminilidade enriqueces a compreensão do mundo, e contribuis para a plena verdade das relações humanas”.
Na África-Central a mulher não tem uma vida fácil: desde pequenita tem que lutar num mundo, no qual, o primeiro posto é quase sempre masculino. A luta pelo estudo, pela dignidade, pela família, pela vida, formam parte integrante da vida de todas as mulheres na África-Central (e não só). E a escola é parte importante desta luta.
E também para ajudar as nossas jovens, alguns amigos de Cuneo lançaram uma bonita iniciativa: um floricultor pensou oferecer, além de uma planta florida, um euro por toda a compra que se faça: e, esse dinheiro, será destinado a criar bolsas de estudo para as jovens que frequentam a nossa escola. !W as mulheres!



















Sem comentários:

Enviar um comentário