Número total de visualizações de páginas

domingo, 25 de março de 2018

A caminho







A caminho
As semanas anteriores à Páscoa, na Missão, são  muito intensas: há que preparar  os batizados (com os exames do catecismo, momentos de retiro, oração e preparação), termina um trimestre escolar, e há que preparar a Semana Santa.
Durante a semana fui a Baoro, onde ao chegar me surpreendeu uma famosa chuva. São as primeiras, e este ano chegam concerteza com  anticipação. As últimas tinham sido a meados de novembro, e agora a começam, muito lentamente, as estações das chuvas . Quando forem  mais consistentes e regulares, começará  também a campanha agrícola.
No sábado anterior ao Domingo de Ramos é já, tradicionalmente,  dia da Peregrinaçãoo dos  Jovens. Este ano  trata-se de uma só jornada, a uns 5 quilómetros de Bozoum.
Saímos  pelas 8 horas, sob um  sol ardente . Somos umas 400 pessoas, e percorremos  o caminho rezando. Chegados à margen do rio, dedicamos a manhã à reflexão sobre o tema proposto pelo Papa Francisco para esta Jornada Mundial  dos Jovens : "Não temas, Maria, porque  encontrastes graça diante de Deus" (Lc 1, 30).
Seguem as  confissões, e pelas 13 horas celebramos a Missa. Depois, há  um pouco de tempo livre e, tendo em conta o calor que faz, quase todos tomamos um banho no rio que fique ali próximo , o Ouham.
E às 15 horas, enquanto nos estavamos  preparando para irmos embora, caíu  uma enorme queda de água, e assim voltamos debaixo de chuva a Bozoum. Apesar do cansanço, os jovens foram  cantando durante todo o caminho, agitando as palmas que íam  encontrado, quase  como um prelúdio da Festa de amanhã , do Domingo de Ramos.












Sem comentários:

Enviar um comentário