Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Fim do ano escolar 1





Fim do ano escolar 1
Também na África-Central, o mês de Junho coincide com o fim das aulas.
Depois de voltar à África-Central, no sábado de manhã saí para o Norte com o Pe. David Sollami (o responsável da nossa Procuradoria das Missões de Arenzano) e Federico Materazzi (toscano, que está visitando as nossas Missões). Depois de uma paragem em Baoro, seguimos para Bouar e, depois de ter visitado rápidamente os Irmãos de santo Elias e de Yolé, fomos para Bozoum, onde chegámos pelas 18,30, depois  de termos percorrido uns 600 quilómetros de estrada.
Domingo, pela manhã, depois da Celebração das Missas chamaram-me para rezar por um doente, no bairro próximo da Missão. Ao descer, apresentaram-me duas gêmeas , Lusita e Teresa: tinham nascido em plena guerra, em 2013, quando a sua Mãe estava refugiada na Missão. Estão bem e muito crescidas.
No Domingo à tarde foi a festa do Centro para os órfãos Arc no Ciel: as mais de duzentas crianças movimentam-se entre danças e espectáculos. Nos próximos meses estarão com as suas Famílias, as quais ajudarão também no trabalho dos campos, que durante a estação das chuvas asseguram a maior parte do alimento para todo o ano.
Na terça-feira, em contrapartida, começamos a conclusão do ano escolar para os rapazes e raparigas das escolas Médias e do Liceu da nossa escola de Santo Agostinho. O primeiro acto foi o Conselho dos Professores, no qual avaliamos cada um dos alunos, decidindo, ao mesmo tempo, os que passam de ano, e os que reprovam…
Na quinta-feira, de tarde, entregamos as notas. Para os rapazes e raparigas de Santo Agostinho é um momento importante. Os longos meses de estudo, de fadigas e de alegrias, terminaram com os votos e decisões dos Professores.
Para os melhores, graças a alguns amigos, conseguimos oferecer-lhes Bolsas de estudo. Com elas, os alunos escolhidos poderão ir à escola gratuitamente.
Este ano começamos outra iniciativa: as Bolsas de estudo “ rosas”. As raparigas que se distinguem entre as seis primeiras da classe, recebem também uma Bolsa de estudo, que cobre os gastos da inscrição do próximo ano. É uma maneira de animar as raparigas a trabalhar e a comprometer-se. Para as raparigas, a vida é muito mais dura (os trabalhos na família, as responsabilidades,  etc.) e assim tentamos ajudá-las a conseguir o máximo na escola.









danza
danse

Luiselle et Thérèse, née en 2013 pendant la guerre...




le borse di studio "rosa"
les bourses d'étude pour les meilleures élèves




Sem comentários:

Enviar um comentário