Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de junho de 2018

Um novo sacerdote, Santo António, e o fim do ano escolar. 2



fra Christo, con i suoi genitori
le frère Christo, avec ses parents


Um novo sacerdote, Santo António, e o fim do ano escolar. 2
Sexta-feira passada saí de Bozoum, muito cedinho, com os PP. David e Federico. Fui a Bouar para uma grande festa: no sábado 16 de junho um dos nossos jovens  Centro-Africanos Carmelita, frei Cristo Ngamodei, ia ser ordenado  Sacerdote.
Tinha entrado no seminário no ano 2000, depois de um logo caminho chegou por fim este grande dia. O Bispo de Bouar, Mons. Mirek Gycwa, também para ele foi uma grande emoção: era a sua primeira ordenação Sacerdotal.
Em Bouar encontrei o P. Saverio, nosso Superior Provincial, e os PP. Pavel e Anastasio, que tinham vindo expressamente de Praga. Estavam presentes os nossos jovens e todas as Comunidades.
A Celebração teve lugar na bonita Igreja  do convento de Santo Elías. Acompanhada pelo canto dos seminaristas, e a participação  das pessoas que estavam na Missa,  (numerosa, dentro e fora) foi muito intensa. Depois da invocação do Espírito Santo, o Bispo preguntou a frei Cristo se respeitaria, (viveria)  os compromissos do sacerdócio. A seguir, frei Cristo prostrou-se no chão, e todos juntos rezamos a Deus, pedindo a intercessão dos santos. O Bispo impôs-lhe as mãos, depois os Sacerdotes fizeram o mesmo:  trata-se de um gesto muito antigo que remonta aos Actos dos Apóstolos. E frei Cristo já é Sacerdote.
Pela tarde tinha que voltar rápidamente a Bozoum. Domingo 17 celebrámos a festa de Santo António, patrono de uma das três capelas que há em Bozoum.
No Domingo de tarde, a praça da Paróquia encheu-se com mais de 1.200 crianças que frequentam as nossas escolas, desde a escola maternal, às escolas elementares, sem esquecer a Escola de Alfabetização. É uma festa. Estavam seus pais, e todas as classes foram chamadas ao palco.
Também este ano conseguimos  dar um prémio particular aos quinze melhores alunos de cada classe: uma pequena árvore de fruto . É uma iniciativa que levamos por diante todos os anos. O presente da árvore foi acolhido com grandíssimo orgulho pelas crianças e seus pais: uma vez que, chegando a casa, as platarão e a árvore que crescerá, e será a recordação de um bom trabalho na escola.








P.Anastasio con Mgr Mirek

Festa della cappella St.Antoine






leggendo la pagella
lecture du bulletin des notes



Sem comentários:

Enviar um comentário