Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

São Miguel e arredores








São Miguel e arredores
A Festa da Paróquia de Bozoum é um momento particular para a Comunidade Cristã, e para a cidade.
Em 1927 chegaram os Missionários a Bozoum , e abriram a Missão. Era uma das primeiras fora da Capital, Bangui. Os Padres pensaram, e bem, pôr sob a proteção de S. Miguel a Comundade Cristã que estava prestes a nascer. E desta (Comunidade Cristã) nasceu a Paróquia de S. Miguel de Bozoum.
A Festa Litúrgica é a 29 de Setembro (juntamente com os Arcanjos Gabriel e Rafael). Aqui em Bozoum, Setembro é o mês em que começam as atividades paroquiais, da abertura das escolas, do começo da catequese…. E, por isso, a Festa cai num momento importante para a Paróquia e para a cidade.
Segunda-feira, 24 de Setembro, reunimo-nos com os catequistas, os conselheiros e os responsáveis dos vários movimentos da Paróquia, para uma  manhã de reflexão e de Oração. O tema foi: o chamamento de todos à santidade (como nos foi exortado pelo Papa Francisco na sua Exortação Apostólica “Gaudete et Exultate”), e quer ser o “fio condutor” para a vida de cada um de nós.
Terça-feira, de tarde, reuni-me com os catequistas, com quem preparamos o ano catequético: todos os anos mais de 500 crianças, jovens e adultos frequentam os cursos que os introduzem na vida Cristã e nos Sacramentos.
Quarta-feira, pela tarde, teve lugar o encontro com os conselheiros: em todos os Bairros a Comunidade Cristã elege algumas pessoas de confiança, que têm o dever de aconselhar, ajudar e animar. São os conselheiros que identificam quem tem necessidade (espiritual ou económica), os doentes,  os anciãos…
Quinta-feira começamos o triduo, três dias de reflexão e Oração, como preparação para a Festa. Convidei o Padre Cristo, um jovem Centro-Africano, Ordenado em junho, que no Domingo Celebrará a sua primeira Missa em Bozoum.
Também consegui preparar (graças a Pablo Silvestre) um número do periódico de Bozoum, o São Miguel. Aqui está:
Sexta-feira chegaram Evaristo Constant e Benjamin: são dois actores da companhia “Les Perroquets de Bangui” (“Os Papagaios de Bangui”). São muito bons e acabaram por ganhar o primeiro prémio, a nível de África Francófona, de uma transmissão famosa para a promoção dos melhores talentos na Costa do Marfim.
Sábado, de manhã, tivemos um pequeno espetáculo no nosso Liceu, e a seguir trabalharam, no atelier, com alguns dos alunos com mais garras de aprender. E já pela tarde, no espetáculo que ofereceram na praça da Igreja, os alunos prepararam um pequena cena muito interessante, que põe em evidência as dificuldades das mulheres na vida conjugal da sua aldeia.
E pela tarde teve lugar uma bonita Procissão, que percorreu os Bairros mais próximos, até à Jgreja.
No Domingo foi o dia da Festa: às 8,30 começamos a Missa, que terminou pouco antes das 12. Receberam o Batismo sete meninos pequeninos; e quarenta adultos, de São Vicente, prometeram a Deus ajudar os mais pobres.
Pela tarde houve vários jogos, e uma breve chuva perturbou um pouco. Á volta de mil pessoas voltaram ao teatro para o último espetáculo dos “ Papagaios”.
Rir faz bem, e viver na alegría é um dos frutos do Espírito Santo, e um dos sinais da seriedade da nossa fé


I Perroquets de Bangui al Lycée st Augustin

 


I nuovi battezzati












Sem comentários:

Enviar um comentário